Colabore com o Centro Cultural Castrolanda
Saiba Como

Castrolanda inaugura ‘Trilha dos Pioneiros’

O Centro Cultural Castrolanda (CCC), Cooperativa Castrolanda, Escola Evangélica da Comunidade de Castrolanda e Associação de Moradores realizaram uma ação conjunta durante o dia da árvore e inauguraram a ‘Trilha dos Pioneiros’. Foram plantadas 70 mudas de pinheiro para homenagear as 62 famílias de imigrantes holandeses que vieram para Castrolanda e os valores da comunidade, união, educação e fé.

O gerente do CCC, Rafael Rabbers, explica que a madeira foi muito utilizada na construção das residências, estábulos, Museu Histórico de Castrolanda e Memorial da Imigração Holandesa, portanto também é uma forma de retribuir à natureza o que ela proporcionou para o crescimento e desenvolvimento da comunidade.

Ao longo da Trilha dos Pioneiros, localizada na Rua do Moinho, consta uma placa com o nome de cada uma das famílias dos primeiros imigrantes, além dos valores da comunidade. Cada pinheiro, árvore nativa e símbolo do Paraná, foi plantada por um descendente daquela família e por alunos da Escola Evangélica.

O Presidente da Cooperativa Castrolanda, Willem Berend Bouwman, a união da comunidade na realização do projeto. Este é um trabalho muito bonito, em que conseguimos trazer a Cooperativa, a Escola e a nossa comunidade. Isso é uma forma de relembrar o que nossos pioneiros fizeram por todos nós e também mostrar para as crianças a importância de cuidar do meio ambiente”.

Um dos idealizadores da Trilha foi o cooperado e ex-presidente da Cooperativa, Frans Borg. “As crianças podem aprender a importância da natureza e dos nossos valores. Recuperar o exemplo dos pioneiros é importante para mostrar a união e o comprometimento. Este bosque é um ato de gratidão, tanto para a natureza como para nossa história, e temos a vontade de que todos os anos aconteçam trabalhos parecidos para a recuperação da vegetação natural da nossa região”, destacou.


Patrocinadores 2018