Colabore com o Centro Cultural Castrolanda
Saiba Como

Castrolanda leva exposição itinerante para o Museu Campos Gerais

A partir desta semana, as pessoas que visitarem o Museu Campos Gerais (MCG) poderão ver a exposição itinerante “Produção Leiteira em Castrolanda: vida e tradição. Organizada pelo Centro Cultural Castrolanda (CCC), a exposição busca estabelecer a ligação existente entre a imigração holandesa em Castro e a criação do gado puro de origem, mostrando a importância dessa produção para o desenvolvimento econômico e social da Colônia.

A historiadora do CCC, Samara H. Lima, explica que um dos pilares da identidade da Colônia Castrolanda é a produção leiteira. “Desde a fundação da colônia a atividade do leite está presente entre os imigrantes holandeses. Ao longo do tempo, as técnicas de produção e o rebanho mudaram, mas a tradição de produzir leite de qualidade permanece presente no trabalho das famílias que, organizadas no cooperativismo, contribuíram para que Castro obtivesse o título de Capital Nacional do Leite”.

Ela também explica que a exposição foi elaborada para a Agroleite em 2018, mas que devido ao seu sucesso acabou sendo levada para outros locais. "Após a Agroleite de 2018, ela foi exposta no Parque Histórico de Carambeí no final do mesmo ano. Em 2019, ela foi para a Casa da Praça, no Centro de Castro, e agora estamos levando para o Museu Campos Gerais".

Para o gerente-geral do CCC, Rafael Rabbers, é um motivo de orgulho para a instituição levar a exposição para mais um Município, além de fortalecer a parceria entre os Museus da Região. “Já tivemos a oportunidade de levar a nossa história para Castro e Carambeí, agora estamos expondo em Ponta Grossa. Além disso, é importante essa parceria entre o MCG e o CCC, fortalecendo as instituições museológicas da região”, afirma.

A exposição estará aberta ao público até o dia 06 de abril do próximo ano, de segunda a sexta das 08h às 11h45 e das 13h30 às 17h15 e aos sábados das 09h às 11h45. A entrada é gratuita e livre para todos os públicos.


Patrocinadores 2018