Colabore com o Centro Cultural Castrolanda
Saiba Como

Castrolanda participa de Festival Folclórico virtual

O tradicional Festival Folclórico e de Etnias do Paraná este ano será um pouco diferente do comum. Realizado no Teatro Guaíra em Curitiba, em 2020, o evento deixará os palcos e será transmitido pelas redes sociais entre os dias 15 e 30 de agosto. Organizado pela Associação Interétnica do Paraná (Aintepar), o evento reúne 16 grupos folclóricos de 13 etnias diferentes que apresentam um pouco da sua cultura e tradição.

 

Entre os participantes, está a Colônia Castrolanda que leva um pouco da cultura holandesa por meio do Grupo Folclórico Holandês de Castrolanda (GFHC), do Grupo Folclórico Infantil da Escola Evangélica da Comunidade de Castrolanda e do Coral Masculino "Boerenkoor" (coral dos fazendeiros). A apresentação dos grupos acontecerá no dia 19 de agosto, a partir das 20 horas.

 

Para Margje Rabbers, uma das coordenadoras do grupo, é um prazer poder participar do evento. "É de extrema importância para nós divulgarmos a nossa cultura e também é um prazer mantermos vivas as tradições e costumes dos imigrantes dentro da Colônia Castrolanda". Ela conta ainda que a primeira participação do grupo no Festival foi em 1959 e, desde então, somente não participou da edição de 2013.

 

Quem também comemorou a realização do Festival neste ano foi o gerente do Centro Cultural Castrolanda (CCC), Rafael Rabbers. “Em virtude da pandemia, quase todos os eventos e festivais foram cancelados, então ficamos felizes com a realização do Festival de forma virtual. É uma maneira de matarmos a saudade das apresentações e conseguirmos entreter o público e envolver toda a nossa comunidade”, explica.

 

Ele também comenta que a apresentação via rede social é importante para facilitar o acesso para todos aqueles que não tem a oportunidade de viajar até Curitiba. “A distância até o Teatro Guaíra e o horário da apresentação ser a noite, muitas vezes, impede que os castrenses possam acompanhar a nossa participação, então vai ser importante para podermos levar para eles esse conteúdo”, conclui.

 

A apresentação preparada para este ano promete emocionar a todos. A live vai contar com a participação de um narrador, imagens e as músicas e danças dos grupos serão de espetáculos gravados em anos anteriores. Segundo Margje, o roteiro reúne trechos das participações no Festival em 2017, 2018 e 2019 e busca contar um pouco da história dos três grupos culturais de Castrolanda.

 

SERVIÇO

59º Festival Folclórico e de Etnias do Paraná

Data: 15 a 30 de agosto de 2020

Mais informações: www.festivalfolclorico.com.br


Patrocinadores 2018