Colabore com o Centro Cultural Castrolanda
Saiba Como

CCC inaugura novas exposições e modernização do Moinho

O Centro Cultural Castrolanda (CCC) inaugura, neste sábado (30), duas novas exposições e a modernização realizada no terceiro e quarto andares do Memorial da Imigração Holandesa, o Moinho, onde foram inseridos elementos de tecnologia e iluminação por fibra ótica. A data da inauguração foi escolhida, pois é o dia em que o CCC comemora três anos de formação e a Colônia Castrolanda 68 anos de fundação.

No Memorial da Imigração, será inaugurada a exposição "Moinhos, símbolo cultural da Holanda e memória da cultura holandesa em Castrolanda". Segundo o consultor em museologia, João Paulo Corrêa, a nova exposição está diretamente ligada a modernização dos últimos andares, onde foram inseridos totens em que os visitantes poderão acessar conteúdos sobre o Moinho.

“Foram instalados dois totens digitais para trazer interatividade para a exposição. Nesses totens estarão inclusas informações e curiosidades sobre os moinhos, tanto algumas informações mais básicas, como algumas mais aprofundadas. Também estarão disponíveis alguns vídeos como o da construção do Memorial, o funcionamento do moinho e tipos de moinhos”, diz.

Além dos totens, também foi inserida iluminação por fibra ótica no terceiro e quarto andares do Moinho. João Paulo explica que o Memorial da Imigração Holandesa será o primeiro museu do Sul do país a utilizar essa tecnologia e o objetivo é valorizar a edificação. “O moinho é feito por encaixes, treliças e, por meio da iluminação direcional, pretendemos valorizar os detalhes da arquitetura holandesa utilizado na construção”.

O investimento em iluminação se faz necessário, pois é um fator importante e que influencia no modo como a visita a um museu é experimentada. Com a iluminação por fibra ótica, o objetivo é valorizar o acervo, além de eliminar ofuscamentos e contrastes. Ela tem se destacado nos museus pelo fato de proporcionar um grande controle de luz, um pequeno tamanho dos focos, diminuição do reflexo, reprodução das cores mais fielmente e possui uma grande eficiência energética.

Segundo o gerente do CCC, Rafael Rabbers, a modernização do Memorial da Imigração Holandesa só foi possível pela participação no Fundo Neerlandês para o Patrimônio Cultural compartilhado. “No primeiro semestre, inscrevemos o projeto de modernização no fundo. Felizmente, fomos selecionados, o que possibilitou a realização dessas melhorias”, afirma.

Já no Museu Histórico de Castrolanda, será aberta a exposição temporária "Ao Redor da Biblia - Fatos e retratos da comunidade de fé" que busca mostrar a religiosidade na Colônia Castrolanda, pois ela é considerada, junto ao cooperativismo e a educação, um dos pilares da comunidade. 

“A religiosidade foi de extrema importância na Colônia. Além de unir os membros da comunidade, também é um símbolo de suas raízes, credos e ensinamentos que foram transmitidos de geração em geração. A Bíblia Sagrada pertencente a Igreja Reformada de Castrolanda é o objeto central desta exposição, impressa em 1714, a mesma foi presenteada à igreja em 1966 pelo pastor Dirk van Lonkhuijzen”, conta a historiadora do CCC, Samara H. Lima.

Ingresso Gratuito

Para comemorar o aniversário de três anos do CCC, no sábado, a entrada no Museu Histórico de Castrolanda e no Memorial da Imigração Holandesa será gratuita. Já, para aqueles que não possam visitar no sábado, o Centro Cultural funciona de sexta a domingo e feriados, das 13h às 18h, sendo R$ 15,00 o ingresso inteiro e R$ 7,50 a meia entrada e dá acesso aos dois espaços.


Patrocinadores 2018