Colabore com o Centro Cultural Castrolanda
Saiba Como

Centro Cultural Castrolanda comemora um ano com exposição

Para celebrar o primeiro ano do centro cultural, será aberta ao público nesta quinta-feira (30) a exposição temporária “Casa e Vida do Imigrante”

Inaugurado no dia 30 de novembro de 2016, o Centro Cultural Castrolanda (CCC) reúne os espaços de cultura e memória da comunidade: o Museu Histórico de Castrolanda, a biblioteca, a loja de artesanato Artelanda e o Memorial da Imigração Holandesa que ocupa o moinho De Immigrant. Em dez meses de atividade, o CCC recebeu mais de 8.400 visitantes; dentre eles, mais de 70 grupos de estudantes (da educação infantil à graduação).

Para celebrar o primeiro ano do centro cultural, será aberta ao público nesta quinta-feira (30) a exposição temporária “Casa e Vida do Imigrante: o cotidiano das famílias na Colônia Castrolanda”, que abordará o cotidiano das famílias em torno das residências na primeira década da Castrolanda.

A exposição foi elaborada através de uma curadoria colaborativa, elaborada em parceria, contando com a contribuição de voluntários do Centro Cultural e a equipe de assessoria técnica Viés Cultural. O objetivo era proporcionar uma experiência prática em se pensar e executar uma exposição em cooperação, abrindo o diálogo com a comunidade de Castrolanda, em que os próprios membros pudessem construir uma narrativa vinculada à sua memória e história.

O tema escolhido pelo grupo foi um duplo pensar, por um lado o resgate da memória dos primeiros anos, tendo como foco as relações familiares, a narração do cotidiano na casa, dos hábitos, da adaptação e da manutenção da fé. 

E do outro lado uma homenagem à antiga sede, a “Casa do Imigrante Holandês”, espaço cultural inaugurado em 1991, simbolizando as primeiras casas construídas pelos pioneiros holandeses, uma arquitetura holandesa composta por uma junção de residência e estábulo.

Esse projeto abre a discussão sobre a função da comunidade no Centro Cultural Castrolanda, como agente de colaboração, de construção do saber dentro do espaço museal, caracterizando cada vez mais as instituições museológicas como espaços integradores e abertos ao livre diálogo.

A visita ao Centro Cultural Castrolanda poderá ser feita de sexta-feira à domingo, das 13h às 18h. a venda de ingressos vai até as 17h, para que as exposições possam ser visitadas com calma.

As ações apresentadas fazem parte do projeto Plano Anual de Atividades 2017. Uma realização da Associação de Moradores de Castrolanda, Cooperativa Castrolanda e Ministério da Cultura. Com recursos da Lei Rouanet de incentivo à cultura PRONAC 163742, apoiados pelas empresas Tetra Pak, Fertipar, Arysta, BRDE, Ihara, Banco ABC Brasil, Alltech, FMC e CRV Lagoa.


Patrocinadores 2018