Colabore com o Centro Cultural Castrolanda
Saiba Como

Centro Cultural Castrolanda realiza ação educativa em plataformas digitais

CCC oferece parceria às escolas como forma de oportunizar conhecimento aos alunos em tempos de pandemia. 

Aproximar-se, mesmo em tempos de distanciamento social. Esse é o objetivo do projeto “Um meio de se conectar” promovida pelo Centro Cultural Castrolanda (CCC). A atividade prevê a elaboração de vídeos por professores de escolas públicas e privadas sobre assuntos de diversas áreas do conhecimento e pelos colaboradores do CCC que complementarão os assuntos abordados pelos mestres. 

Para a historiadora do CCC, Samara H. Lima, a atividade é uma forma de acessibilidade à informação. “Ter essa oportunidade de abrir nosso espaço e nossa equipe para essa ação dá a chance de dialogar, mesmo remotamente, de uma forma inovadora e pessoal com cada um que assistir e participar dessa parceria. Além de ser um aprendizado para toda a equipe, onde colaboradores e estagiários estarão engajados na construção deste projeto”, diz.

Já a pedagoga do CCC, Leticia Pacheco Wendler, destaca a necessidade de adaptação das atividades para que as pessoas tenham acesso ao museu, mesmo em tempo de pandemia. “Desenvolvemos estas ações em parceria com os professores para que a educação museal continue sendo acessada por aqueles que desejarem, incluindo diferentes assuntos e abordagens sobre História, Geografia, Língua Portuguesa, Arte e até mesmo Matemática”.

O Centro Cultural Castrolanda está fechado ao público desde a última quinzena de março. Segundo o gerente geral, Rafael Rabbers, a ação educativa foi a forma encontrada para manutenção dos trabalhos mesmo sem receber visitantes. “Em maio, durante a Semana dos Museus, que neste ano seria comemorada nesta semana (de 18 a 24 de maio), sempre inauguramos uma nova exposição, mas, em virtude do momento que atravessamos, tivemos que repensar como celebraríamos essa data”, explica Rabbers.

Fundado em 2016, o Centro Cultural reúne o Memorial da Imigração Holandesa (o Moinho de Castrolanda) e o Museu Histórico de Castrolanda e tem por objetivo manter viva a história e a cultura da imigração holandesa em Castrolanda. Localizado em Castro, o espaço com frequência recebe turistas, pesquisadores, professores e estudantes que buscam conhecer um pouco mais sobre o assunto.

Segundo Rabbers, esse foi dos motivos que levou a escolha pela parceria com os estabelecimentos de ensino. “Acredito que podemos ajudar na formação dos estudantes, por meio dos nossos profissionais e do nosso acervo. Desde nossa fundação, sempre tivemos uma excelente relação com os estabelecimentos de ensino de Castro. Espero que possamos novamente realizar uma parceria para levar conhecimento e cultura para os alunos, em tempos tão difíceis”, conclui.


Patrocinadores 2018