Colabore com o Centro Cultural Castrolanda
Saiba Como

Centro Cultural Castrolanda receberá 600 alunos gratuitamente por ano

Projeto “Castrolanda: conheça nossa história” pretende oportunizar a visita, sem custos, de alunos da rede pública de educação de Castro.

Aproximadamente 600 alunos da rede municipal de ensino de Castro, por ano, poderão visitar gratuitamente o Centro Cultural Castrolanda. O projeto que prevê esta gratuidade, denominado de “Castrolanda: Conheça nossa história”, foi apresentado pelo gerente geral do Centro, Rafael Rabbers, para a Secretária Municipal de Educação, Rejane Nocera.

 

Segundo Rabbers, o projeto é de extrema importância e visa apresentar para os estudantes a história da comunidade. “O Centro Cultural é um espaço rico em informações e conhecimento sobre a construção da Colônia Castrolanda e a imigração holandesa em Castro. As visitas também são acompanhadas por monitores do Centro que apresentam os temas da exposição e promovem reflexões com estudantes sobre os objetos expostos. Também estão disponíveis para tirar dúvidas dos visitantes”, afirma.

 

Uma das condições para participar do projeto é que os alunos beneficiários estejam estudando ou já tenham estudado sobre a imigração em Castro. “É importante que haja essa relação com os conteúdos trabalhados em aula, pois facilita a compreensão dos estudantes e proporciona uma experiência diferente, onde eles têm um contato na prática, com aquilo que eles conheceram na teoria”, explica.

 

A Secretária de Educação de Castro, Rejane Nocera, enalteceu o projeto e afirmou que será uma grande experiência para os alunos, em especial para os do terceiro ano. “É uma ferramenta a mais para auxiliar na formação e transmitir conhecimento para os estudantes. Nas terceiras séries do município, é trabalhada a história de Castro, então é uma oportunidade deles estarem vendo aquilo que eles aprenderam na sala de aula”, explica.

 

O Centro Cultural é composto pelo Museu Histórico de Castrolanda e pelo Memorial da Imigração Holandesa, o Moinho “De Immigrant”. No museu, os visitantes podem ver como era estruturada uma casa de origem holandesa e ter contato com fotografias e documentos que retratam a imigração em Castro e a construção da Colônia. Já no Memorial, é apresentada a história da Cooperativa Castrolanda e assuntos ligados à cultura holandesa, como o grupo folclórico e os moinhos.

Localizado na Colônia Castrolanda, em Castro, o espaço é aberto para visitação do público de sexta a domingo e feriados, das 13 às 18 horas. O valor da entrada é de 12 reais, com direito a meia-entrada para idosos, estudantes e professores com carteirinha e doadores regulares de sangue, e a venda de ingressos é realizada somente até às 17 horas.


Patrocinadores 2018