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Conheça a Primavera dos Museus

Os museus são espaços plurais que propiciam vivências diversas, troca de conhecimento e experiências. A educação está em todos os cantos do museu e ao ser praticada dinamiza os espaços museais, contribuindo no despertar de interesse em diferentes áreas do conhecimento.

Anualmente, o Instituto Brasileiro de Museus – Ibram – promove a Primavera dos Museus, incentivando museus de todo o país a trabalharem um tema pré-definido com o intuito de promover, divulgar e valorizar os museus nacionais, aumentando o público visitante e intensificando as relações com a sociedade.

O tema da 12ª edição, que acontecerá de 17 a 23 de setembro, é “Celebrando a Educação em Museus”. A ideia surgiu com base no lançamento do Caderno da Política Nacional de Educação Museal (PNEM). A política define os princípios e diretrizes visando nortear gestores, educadores e demais interessados na prática da educação museal.

Embora a educação museal seja praticada há 200 anos (desde a criação do Museu Nacional – na época Museu Real – em 1818), somente em 2017 é que foi oficializada a criação da Política Nacional de Educação Museal (PNEM). Documento que tem por objetivo “constituir diretrizes para as ações de educadores e profissionais dos museus na área educacional, fortalecer o campo profissional e garantir condições mínimas para a realização das práticas educacionais nos museus e processos museais.”¹

O Centro Cultural Castrolanda tem forte relacionamento com o público escolar, uma vez que 53% dos grupos que passaram pela instituição entre 2017 e o primeiro semestre de 2018 foram grupos de escolares. Da educação infantil à graduação, os alunos puderam conhecer a história da comunidade de Castrolanda e vivenciar experiências que remetem a cultura holandesa.

Para a 12ª Primavera dos Museus, alunos que estão entre o 3º e o 5º ano do ensino fundamental, das escolas da rede municipal de Castro, foram convidados a participar de uma visita ao Centro Cultural Castrolanda, seguida de uma oficina cultural.

Entre os dias 18 e 21 de setembro, os estudantes confeccionarão tamancos de papel machê, tulipas de papel reciclado e moinhos com caixas de leite, aprendendo sobre três dos principais símbolos da cultura holandesa, que também são símbolos das três colônias desta nacionalidade no Paraná (Arapoti – tulipa; Carambeí – tamanco e Castrolanda – moinho).

Quer saber mais sobre o trabalho do Centro Cultural Castrolanda e obter detalhes sobre a oficina?

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¹Brasil. Sobre o PNEM. Programa Nacional de Educação Museal. Disponível em: . Acesso em: 10/09/2018.


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