Colabore com o Centro Cultural Castrolanda
Saiba Como

Descubra por que os holandeses usam tamancos de madeira

O tamanco de madeira era usado na Europa desde o fim da Idade Média. Mesmo com a chegada das botas de borracha, o tamanco mantém a sua popularidade; estima-se que mais de um milhão de holandeses usam regularmente o tamanco.
Alguns séculos atrás havia milhares de artesãos que confeccionavam tamancos. A maior parte dos tamancos não fabricada por especialistas, mas pelo próprio campones, que nos meses de pouca atividade fazia seus próprios tamancos.
Os tamancos eram feitos com muito capricho e carinho, pois, além de ser um calçado barato, eram também uma forma de apresentação em ocasiões especiais. Havia, por exemplo, tamancos decorados com pinturas para o domingo, tamancos especiais para ir a igreja, para casamento, para crianças... Cada tamanco "falava", para assim dizer, em que região da Holandatinha sido confeccionado.
  www.ouderwetsewinkel.nl
O uso do tamanco era paricularmente difundido nas regiões úmidas, nas fazendas e nos navios de pesca.
A partir do ano de 1870, a fabricação de tamancos torna-se uma profissão, não apenas pelo rápido aumento da população causando uma maior demanda de tamancos, mas também pelas grandes mudanças ocorridas no meio agrário. Terras, antes inutilizáveis, trnaram-se férteis graças ao adubo, aumentando assim a produtividade. Formaram-se cooperativas com fábricas de manteiga e queijo. Sobrava cada vez menos tempo para os "antigos" trabalhos de casa, entre eles a confecção de tamancos. O estranho é que neste mundo que se modernizava através da industrialização, o antigo tamanco se tornou um artigo de comércio muito importante. Cada província tinha dezenas de lugares onde se fabricava tamancos, poruqe o tamanco continuava sendo um calçado muito popular, não apenas no campo, mas também nas novas indústrias onde ninguém queria expor seus sapatos aos pisos molhados, sujos ou quentes.
       
Para a fabricação de tamancos, a mão ou com máquina, é usada a madeira do álamo. Uma árvore de tamanho médio produz um metro e meio de madeira, obtendo-se uns setenta e cinco pares de tamancos. Os tamancos são colocados na sombra e no vento para secar e depois podem ser pintados e decorados.
Existem na Holanda trinta fábricas de tamancos que produzem anualmente 800.000 tamancos de trabalho e 4 milhões de tamancos para vender aos turistas como souvenir.

       

(Transcrito de Moinhos de Vento, Tulipas e Tamancos. HOLANDA, A.C. B . Coleção Cultural Histórica nº1. 2002)


Patrocinadores 2018