Colabore com o Centro Cultural Castrolanda
Saiba Como

Embaixada holandesa aprova projeto do Centro Cultural Castrolanda

Recursos serão utilizados para a modernização da exposição em dois andares do Moinho “De Immigrant’’

O projeto Moinho "De Immigrant", memória da cultura holandesa em Castrolanda, do Centro Cultural Castrolanda (CCC) foi selecionado pela embaixada holandesa no Brasil para participar do Fundo Neerlandês para o Patrimônio Cultural Compartilhado 2019. Segundo o gerente geral do CCC, Rafael Rabbers, o objetivo do projeto é viabilizar a modernização de parte da exposição do Memorial da Imigração Holandesa, o Moinho “De Immigrant”.

“Com a aprovação do projeto teremos recursos para realizar a revitalização e reestruturação dos terceiro e quarto andares do Moinho. O objetivo é modernizar a nossa exposição de longa duração, inserindo elementos de tecnologia e nova linguagem expositiva, ampliando as informações disponíveis para o público e, assim, valorizar o patrimônio cultural comum entre os Países Baixos e o Brasil”, explica Rabbers.

O fundo neerlandês destina-se ao patrimônio cultural comum entre os Países Baixos e o Brasil e tem como objetivo trabalhar em conjunto na conservação, uso, administração e visibilidade deste patrimônio. Os projetos foram avaliados pela capacidade de fortalecer a identidade e o patrimônio cultural entre as duas nações. Outra exigência do edital é a parceria com uma empresa sediada na Holanda, que foi realizada com a empresa Bureau voor Antropologie & Oral Historyque que fornecerá dados sobre a história dos Moinhos na Holanda. 

Agora com a aprovação, a embaixada contribuirá com 60% dos custos totais desta modernização. Para Rabbers, a realização do projeto será fundamental para valorizar o patrimônio e fortalecer a identidade cultural entre Brasil e Holanda. "Um dos nossos objetivos é ampliar o acesso ao moinho e aumentar as ações educativas do CCC, atendendo com mais interatividade, professores e estudantes de diversos níveis de ensino”.

Para Mauricio da Silva Selau, consultor do CCC, a aprovação do projeto junto a embaixada faz parte do processo de planejamento da instituição que começou com a elaboração do plano museológico em 2017. “Nesta ocasião se estruturou tecnicamente todas as ações do centro cultural e se definiu um planejamento para dez anos. A modernização da exposição é uma das metas que será alcançada por meio do Fundo Neerlandês para o Patrimônio Cultural Compartilhado”, explica.

Segundo o gerente, a seleção do projeto do CCC pela embaixada holandesa é um motivo de orgulho para a instituição. “Para nós é um reconhecimento do nosso trabalho na conservação e preservação da história da Colônia e da cultura holandesa no Brasil. É um incentivo para continuarmos, pois ao sermos selecionados, mostra que o nosso projeto possui uma relevância e credibilidade”, comemora Rabbers.

O Memorial da Imigração Holandesa foi construído em 2001, em comemoração aos 50 anos da imigração holandesa em Castro. A torre do Moinho é composta por quatro andares, que são abertos para visitantes, e abriga exposições que narram parte da história da Colônia Castrolanda. A edificação ainda conta com o restaurante Estação Café de Molen, a loja de souvenires e artesanato Artelanda e um salão de eventos. O espaço está aberto para visitação de sexta a domingo, das 13h às 18h, e o ingresso, que também dá acesso ao Museu Histórico de Castrolanda, custa R$ 15 a inteira.


Patrocinadores 2018