Colabore com o Centro Cultural Castrolanda
Saiba Como

Grupo Folclórico de Castrolanda reinicia atividades

O Grupo Folclórico Holandês de Castrolanda (GFHC) retoma as suas atividades no próximo sábado (4), às 16 horas, no salão do Memorial da Imigração Holandesa, o Moinho de Castrolanda. O primeiro ensaio do ano será aberto para novas pessoas que queiram participar do grupo e conhecer um pouco mais da cultura e da tradição holandesa.

O ano de 2023 será especial para o GFHC, pois o grupo comemora os seus 70 anos no segundo semestre. Além disso, já estão marcadas apresentações na Oranjefeest, em abril, e no Festival Folclórico e de Etnias do Paraná, em julho no teatro Guaíra, em Curitiba. Ao longo do ano, a expectativa é que surjam outras apresentações, como em 2022, quando surgiram convites para apresentações em Londrina e na Colônia Witmarsun.

Uma das coordenadoras do GFHC, Margje Rabbers, destaca que os ensaios são uma oportunidade de aprendizado, diversão e integração social. "É uma oportunidade para os jovens conhecerem novas pessoas e fazerem novas amizades. Eles também vão poder conhecer um pouco da cultura e das tradições holandesas que são expressadas nas canções, danças e trajes", explica.

Apesar de ser um momento de diversão e de lazer, Margje fala que a participação no grupo exige muita disciplina. “Os nossos ensaios exigem compromisso com o GFHC e com os demais integrantes, pois nosso objetivo é que nossas apresentações sejam perfeitas, por isso ensaiamos com bastante frequência, em especial, próximo do Festival Folclórico, quando os ensaios se intensificam”.

História

O Grupo Folclórico Holandês de Castrolanda (GFHC) foi criado em 1953, por iniciativa da professora de Educação Física, Thillij Kleinschmidt. Inicialmente era chamado de "Grupo Holandês em Tamancos", cujo objetivo era manter viva a cultura e as tradições holandesas em Castrolanda. O grupo é um dos símbolos da Colônia Castrolanda e já participou de apresentações em diversas cidades, não só do Paraná, mas também em outros estados como Santa Catarina, Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília.

A principal apresentação do ano acontece no Festival Folclórico e de Etnias do Paraná, que acontece em Curitiba, no palco do Teatro Guaíra, e reúne grupos das mais diversas etnias. Além do GFHC, o Grupo Folclórico Holandês Infantil da Escola Evangélica da Comunidade de Castrolanda e o Coral de Fazendeiros (Boerenkoor) participam da apresentação


Patrocinadores 2018