Colabore com o Centro Cultural Castrolanda
Saiba Como

Museu Histórico de Castrolanda implanta reserva técnica

O acervo que passou pelo processo de higienização está sendo acondicionado na Reserva Técnica do Museu, onde deverá permanecer até o início da montagem da nova exposição com abertura prevista para dia 30 de novembro de 2016.

A reserva técnica é o local que reúne as condições adequadas para preservação do acervo, onde o mesmo permanece quando não está sendo exibido ao público. Este espaço foi implantado recentemente no Centro Cultural Castrolanda com a aquisição do mobiliário e organização da forma de acondicionar o acervo.

Uma inovação presente neste projeto é a aplicação de película nas janelas da reserva técnica. Com formato mais fino que uma película normal, e composta com exclusiva nanotecnologia de multicamadas (que combina mais de 200 microcamadas), ela rejeita até 60% do calor solar que entra pela janela e até 97% dos raios infravermelhos, além de bloquear até 99.9% dos raios UV (Ultravioleta) prejudiciais ao acervo, garantindo melhores condições térmicas para salvaguarda do mesmo. A eficiência desta película é garantida por 15 anos, fator importante para uma instituição de memória.

Estas ações fazem parte do projeto Construção e equipagem do Museu Histórico de Castrolanda e do projeto Museu Histórico de Castrolanda organização e difusão. Uma realização da Associação de Moradores de Castrolanda, Cooperativa Castrolanda e Ministério  da Cultura. Com recursos da Lei Rouanet de incentivo a cultura PRONAC 130429 e PRONAC 1411492,  apoiados pelas empresas Tetra Pak, Fertipar, Banco ABC Brasil, BRDE, FMC, Altech, Arysta e CRV Lagoa.

 


Patrocinadores 2018