Colabore com o Centro Cultural Castrolanda
Saiba Como

#MuseumWeek O 2º dia traz o tema: Esportes

O mapa da imagem, representa o evento "Elfstedentocht", que ocorre anualmente (exceto quando o clima não permite - o gelo nos canais deve ter uma espessura mínima de 15 cm) na Frísia (Friesland). Os patinadores percorrem 200 km, passando por diversas cidades da região.
O evento é organizado pela "União das Onze Cidades da Frísia".
O primeiro patinador a percorrer as onze cidades foi Pim Mulier, em 1890. A última "corrida" aconteceu em 1997 e desde então, quando o inverno se aproxima, os holandeses torcem para que seja possível realizar uma nova edição do evento.
 
Os holandeses praticam muitos esportes e as crianças são incentivadas desde muito cedo a manter seus corpos em movimento. Para este povo, não existe "clima ruim", o que existe é vestimenta inadequada.
 
Garoa ou uma leve nevasca não impedem os pequenos de brincar ao ar livre durante os recreios escolares, por exemplo.
 
Donos de cães levam seu pet para passeios ao ar livre normalmente e a vida segue sem grandes alterações.
 
Roupas com material impermeável e galochas são obrigatórios no guarda-roupa de todo holandês.
 
Outra forma de movimentar o corpo e ainda ter um momento de integração e descontração, é através do "Zeskamp".

"No início eram apenas dois dias, não havia jogos esportivos. Na sexta acontecia a recepção dos visitantes e no sábado o Jogo do Zeskamp era a estrela do evento.
O objetivo era reunir os jovens, incentivar a integração, trazer um pouco de conforto e diversão, uma oportunidade de viajar e conhecer outros rincões...
 Mas reunir tanta gente, de lugares tão distantes poderia ser melhor aproveitado, então decidiram expandir e quatro dias de competições foram estipulados!
Além dos hoje tradicionais jogos de Vôlei, Futebol e Tênis, o evento já contou com atletismo! Corrida de diversas distâncias, lançamentos, salto em altura e salto à distância. Já teve disputa de xadrez, de Klaverjas, bocha e também basquete!
A organização começava muito antes, como não existia telefone, ou era caro fazer ligações interurbanas, lá por março dois membros de cada colônia iam até a colônia sede do ano para uma reunião! Depois disso só se viam no dia dos jogos! 
Nas primeiras edições eram feitos souvenirs para vender: camisetas, chaveiros, bonés, das cores das colônias. Todos vinham vestidos das cores das colônias, as torcidas eram muito animadas! Era tudo mais simples, para alimentar todos, as senhoras da colônia sede se juntavam e cozinhavam grandes panelas de sopa!
Muitas colônias não tinham quadras e ginásios, então as caixas eram empilhadas, os sacos amontoados, e no chão dos barracões as quadras eram pintadas com cal e tudo estava resolvido! Para as arquibancadas, carretas e fenos eram espalhados por volta dos jogos.
As noites eram animadas pelas bandas da própria comunidade!
Muita criatividade e pouco dinheiro eram essências para o sucesso do evento!"

Texto elaborado com base em entrevistas feitas em Campos de Holambra (SP).

   

 

Patrocinadores 2018