Colabore com o Centro Cultural Castrolanda
Saiba Como

[Nostalgia] 10 brincadeiras das crianças de antigamente...

Os tempos mudaram e a forma de brincar também. As crianças passam muito menos tempo interagindo "fisicamente" umas com as outras e mais tempo no mundo virtual.

É possível brincar com crianças do mundo inteiro ao mesmo tempo, por meio dos jogos eletrônicos, da mesma forma que é possível que a criança não faça a menor ideia da existência de um vizinho de mesma idade, ou aproximada, com o qual poderia estar se divertindo.

Escolas e colônias de férias tentam resgatar o contato face-a-face entre as crianças, promovendo atividades ao ar livre, que envolvam várias crianças desenvolvendo habilidades diferentes.

Pensando no Dia das Crianças, resolvemos resgatar 10 brincadeiras que as crianças holandesas costumavam fazer:

1. Koekhappen (morder o bolo)

Materiais: fatias de bolo* (não muito macio), barbante e uma venda.

Faça um varal para que as fatias de bolo possam ser penduradas. Com pedaços de barbante, pendure as fatias de bolo ao longo do varal, em alturas variadas, porém respeitando a altura que as crianças possam alcançar.

De olhos vendados, leve as crianças até o varal para que elas tentem pegar uma fatia de bolo. Vence a criança que conseguir comer o bolo primeiro.

*Bolo: Na Holanda existe um bolo chamado de “ontbjitkoek” (bolo de café da manhã). Este bolo contém mel e especiarias (canela, cravo, noz moscada e outras) e é muito consumido no café da manhã. A história do bolo por si só já renderia uma boa postagem!

2. Ezeltje Prik (colocar o rabo no burro)

Materiais: uma imagem de um burro ou outro animal com rabo, uma corda (que será o rabo), um alfinete e uma venda.

Tape os olhos da criança com uma venda e coloque a corda (o rabo) com o alfinete na mão da criança. Faça ela rodar algumas vezes e a direcione no sentido da imagem do animal. O objetivo é que a criança acerte o rabo na imagem, posicionando-o corretamente.

3. Spijkerpoepen (cocô de prego)

Materiais: barbante, 1 garrafa e 1 prego para cada criança participante.

Amarre uma corda na cintura da criança e deixe uma ponta mais longa nas costas. Prenda o prego na ponta. A garrafa deve ficar no chão e assim que for dado o sinal, as crianças devem tentar colocar o prego dentro da garrafa. A criança que conseguir primeiro, é a vencedora.

4. Eierlopen (caminhada com o ovo)

Materiais: colheres e ovos

Esta brincadeira é recomendada para ambientes externos, pois há grandes chances de os ovos quebrarem. Caso queira fazer dentro de casa, o ideal é cozinhar bem os ovos antes da brincadeira, ou colocar algum plástico de proteção no piso.

As crianças devem caminhar por um percurso com uma colher na boca, apoiando um ovo. As mãos devem ficar para trás, para que não haja amparo ao ovo. A criança que completar o percurso primeiro ganha, ou a que deixar o ovo cair menos vezes.

5. 1,2,3... Piano!

Não há materiais específicos para esta brincadeira.

Uma criança deve ficar de costas para as demais, que devem ficar lado a lado, formando uma linha. As crianças da linha devem alcançar a criança que está de costas, mas sua movimentação só permitida enquanto a criança estiver de costas para elas. A qualquer momento a criança que está de costas pode gritar 1,2,3... Piano! Quando ouvirem a palavra “Piano”, as crianças devem ficar paradas no lugar, como uma estátua, aguardando até que a outra criança vire de costas novamente. A criança que for pega se movendo, sai do jogo. A criança que encostar primeiro na criança que está de costas, vence.

6. Blikgooien (jogo das latas)

Materiais: seis latas vazias, uma mesa e algumas bolas (de tênis, por exemplo).

Organize as bolas em forma de pirâmide e entregue as bolas para a criança. Ela deve lança-las uma a uma em direção às latas, tentando derrubar o maior número de latas possível no menor tempo.

7. Sjoelen (Bilhar holandês)

Materiais: tábua e discos de sjoelen

Deixe as crianças empurrarem os discos nas gavetas, a criança que fizer mais pontos vence.

8. Zaklopen (Corrida do saco)

Materiais: Sacos de estopa ou de tecido

A clássica corrida dos sacos. Cada criança deve entrar em um saco e sair pulando ao longo de um percurso. A criança que chegar primeiro ao destino, vence.

9. Zakdoekje leggen (lenço atrás)

Materiais: um lenço e música

As crianças devem sentar em círculo, com o rosto virado para dentro e com os olhos vendados. Uma criança fica de fora do círculo e caminha com um lenço nas mãos. Enquanto a música toca, a criança escolhe uma das que estão sentadas e coloca o lenço atrás dela. Quando a música para, todas as crianças devem olhar se o lenço está atrás delas, a que estiver com o lenço deve correr atrás da criança que está em pé, que deve tentar sentar no lugar da que estava sentada.

10. Stoelendans (dança das cadeiras)

Materiais: cadeiras e música

O número de cadeiras deve ser menor que o número de crianças, fazendo com que 1 das crianças fique em pé. Enquanto a música toca, todas as crianças devem estar caminhando em volta das cadeiras e assim que a música parar, elas devem se sentar na cadeira a sua frente. A criança que ficar em pé está fora e a cada rodada uma cadeira é retirada. A criança que ficar até o fim é a vencedora.

 

 


Patrocinadores 2018