Colabore com o Centro Cultural Castrolanda
Saiba Como

Páscoa no Centro Cultural Castrolanda

Na Holanda, a páscoa tem grande destaque, pois acontece no início da primavera no hemisfério norte. Para os cristãos, a data faz lembrar da ressureição de Cristo.

Os holandeses gostam de decorar a casa de acordo com as estações do ano ou eventos como páscoa, festa de São Nicolau, dia do Rei, etc. Na páscoa, um vaso com galhos "frescos" (com brotos por exemplo) é enfeitado com ovos de galinha pintados, laços coloridos, pintinhos/galinhas e patos artesanais, borboletas e flores.

À mesa, é servido um brunch (misto de café da manhã e almoço) contendo ovos cozidos, pães, os típicos queijos holandeses, salmão (em algumas casas) e o típico Paastol, um pão doce que leva amêndoas, nozes, avelãs, uvas passas, baunilha e canela na sua composição. O Paastol é um alimento típico, mas nem todas as famílias o consomem.

A Páscoa na Holanda é celebrada em duas datas, o domingo (Eerste Paasdag) e a segunda-feira (Tweede Paasdag*). No domingo, além do brunch, as criaças pegam suas cestas decoradas e fazem uma "caça aos ovos"; uma corrida pela casa em busca de ovos decorados escondidos préviamente, normalmente no jardim. O primeiro dia de páscoa é dedicado à família.

Não é costume do povo holandês, presentear com ovos grandes e caros. Por lá os ovos de chocolate são pequenos e vendidos em saquinhos, encontra-se também sacos de marshmellow no formato de patos ou galinhas.

O Centro Cultural Castrolanda adaptou a ideia da caça aos ovos e elaborou a "caça aos coelhos". Uma atividade que consiste em procurar coelhos de lã ao longo das exposições (museu e moinho).
A ideia é que durante a busca, pais e filhos tenham a oportunidade de dialogar sobre elementos expostos que chamem sua atenção, compartilhando experiências, curiosidades e passando um tempo agradável em família, que é a essência da páscoa para os holandeses.

*Tweede Paasdag: é um feriado nacional que, teoricamente, seria para descanso. Se o tempo não estiver bom (na Holanda chove muito), é possível encontrar famílias inteiras dentro de lojas de departamento especializadas em artigos eletrônicos ou para decoração (Ikea ou Media Markt). Caso seja um dia de sol, o programa leva em conta passeios de bicicleta, caminhadas em florestas ou piqueniques em parques. Ah, os museus sempre são ótimas opções para esse dia.

Atividade de Páscoa:
De 30/03 a 1/04
Das 13h às 17h

Patrocinadores 2018