Colabore com o Centro Cultural Castrolanda
Saiba Como

Realejo é tema do 3º dia do Centro Cultural para o #MuseumWeek 2017

Em muitas cidades e vilas da Holanda, o realejo é um fenômeno comum. O músico de realejo coloca seu instrumento em um local adequado e apresenta sua caixa de dinheiro para o público que passa. A música soa longe, o repertório varia de musicas alegres e musicais à clássicas. As pessoas já sabem o que está vindo e alguns já preparam suas carteiras. As crianças ganham uma moeda, do pai ou da mãe, e podem colocar na caixinha. A cultura em torno do realejo é uma típica tradição holandesa. No entanto, o reajelo não foi uma invenção holandesa, ele foi criado na Itália e desenvolvido na Alemanha, França e Bélgica. Mas só na Holanda (principalmente após 1945) este instrumento foi encarado como uma parte importante do folclore holandês.

A história do órgão de rua remonta ao século 18. Por volta de 1720 os chamados "órgãos canário" ou "serinettes" eram populares. Estes eram pequenos órgãos, de reprodução automártica, que apresentavam de dez a doze tubos de estanho. O instrumento produzia melodias monofônicas simples em uma pequena caixinha. O instrumento servia para ensinar os pássaros a cantarem canções, ao se reproduzir constantemente uma mesma melodia . Logo cantores de rua começaram a usar estes órgãos para acompanhar o seu canto. A primeira vez que isso aconteceu foi na Itália. A imagem mais antiga conhecida e descrição de um tocador de realejo rua podem ser encontrados em Roma no livro "Cabinetto Armonico" de F. Bonanni, de 1722.


Muitos músicos de rua italianos levaram seu realejo para outros países e isso levou a uma rápida disseminação desta forma de música de rua. A alemanha e a França rapidamente seguiram o exemplo dos italianos. Diferente da cítara, flauta ou lira, este instrumento não precisava ser tocado, poderia-se simplesmente girar uma pequena manivela e facilmente transportar o órgão. O som da música de órgão era agudo e contrastava muito com a voz grave do cantor. Houve, portanto, a necessidade de construir mais tubos e tubos maiores, fazendo o som ficar mais forte. Na cidade alemã de Schwarzwald e em Paris foram criadas entre 1800 e 1840, as primeiras fábricas de órgão. Os pequenos órgãos evoluíram para órgãos tão pesados que foram chamados de "buikorgels" (órgãos de barriga) pois era necessário usar um cordão/cinto em volta do pescoço e o instrumento ficava na altura da barriga.

Quando os órgãos evoluíram a ponto de se tornarem pesados demais para serem carregados, passou-se a usar um apoio durante as apresentações. então surgem os "pootorgels" (órgãos com pés). Mais adiante, os órgãos passaram a ser suportados por um triciclo e assim surgiu o órgão de rua (realejo) sobre rodas.

Os músicos caminhavam de um lugar a outro, animando públicos em quermesses, feiras, praças e festas das cidades. Os órgãos tornaram-se tão complexos que o homem nem precisava mais cantar, a melodia já era suficiente.

(Texto de Tom Meijer - tradução livre)

Quer saber mais sobre o realejo?? Faça-nos uma visita no Centro Cultural Castrolanda! 
Ficaremos felizes em esclarecer as suas dúvidas!!

 


Patrocinadores 2018