Colabore com o Centro Cultural Castrolanda
Saiba Como

Relato de Experiência sobre o 7º Fórum Nacional de Museus

A equipe do Centro Cultural Castrolanda, junto com seus parceiros da Viés Museologia e Patrimônio, esteve presente no 7º Fórum Nacional de Museus, ocorrido entre 31/05 e 04/06 em Porto Alegre (RS).

Durante o evento, cerca de 500 pessoas de municípios das cinco regiões do Brasil, circularam pelo Centro de Eventos da PUCRS buscando a construção do conhecimento e trocas de experiências através de contatos pessoais, dos grupos de trabalho, debates nas Comunicações Coordenadas, minicursos, painéis e conferências ministradas por grandes nomes da museologia internacional.

O tema que norteou as discussões durante o fórum foi "Recomendações UNESCO: Caminhos para museus e coleções" e a primeira conferência da semana, ministrada pelo belga François Mairesse, trouxe os principais avanços propostos por esse documento e a adesão dos países ao projeto de apoio ao desenvolvimento dos museus.

Para saber mais sobre esta conferência, acesse: http://fnm.museus.gov.br/noticias/conferencia-de-abertura-abordou-o-tema-do-7o-forum-nacional-de-museus/

A segunda conferência tratou da cooperação internacional entre museus, pautada na Declaração de salvador, enquanto a terceira abordou a influência da era digital nos museus, sob o tema "Museus no século XXI: comunicação e formação de novos públicos"

Os nove painéis apresentados durante a semana reuniram representantes de museus e experiências brasileiras para apresentar e debater temas relacionados às funções dos museus: preservar, pesquisar, comunicar e difundir. 

As Comunicações Coordenadas deram espaço para a equipe do Centro Cultural Castrolanda apresentar um relato de experiência sobre o trabalho de comunicação e difusão que tem sido realizado com a formação do centro. Este espaço foi dedicado para que relatos de experiência de diversos museus nacionais, com os mais variados aportes, pudessem promover debates sobre questões relacionadas ao documento da UNESCO.

Foi uma experiência muito gratificante poder estar em contato com pessoas e instituições tão diversas, mas que possuem o mesmo propósito. Trouxemos na bagagem muitas ideias e propostas para serem aplicadas ao Centro Cultural Castrolanda, para que o nosso espaço de visitação se torne o mais agradável e interessante possível.

            

         

(Rachel E. Salomons)


Patrocinadores 2018