- Alto Contraste
- [A+] Aumentar fonte
- [A-] Diminuir fonte
O Centro Cultural Castrolanda reúne dois prédios que são: Memorial da Imigração Holandesa inaugurado em 2001, e o Museu Histórico de Castrolanda inaugurado em 2016, juntamente formam esse complexo que reúne os espaços de cultura e memória da comunidade.
Memorial da Imigração Holandesa
Reúne a biblioteca da comunidade, loja de artesanato típico, salão de eventos, restaurante/cafeteria e o moinho "De Immigrant" - O Imigrante, cuja as pás tem uma envergadura de 26 metros, é considerado um dos maiores moinho de vento do mundo. Uma réplica do moinho “Woldzigt”, na Holanda da região de onde vieram os imigrantes.
Museu Histórico de Castrolanda
A sede do museu representa um “boerderij” (casa de fazenda) característico da região nordeste da Holanda, de onde a maioria dos imigrantes partiu. A construção engloba dois elementos essenciais da vida campesina, a residência e o ambiente de trabalho do camponês. A residência está disposta na parte da frente, onde estão organizados os elementos do cotidiano da família. Na parte posterior da construção encontram-se os espaços originalmente usados como estábulo de animais, depósitos de provisões, maquinários e ferramentas.
Missão:
Manter viva a história e a cultura da imigração holandesa em Castrolanda, evidenciando seus valores, para a comunidade e gerações futuras, estudantes, pesquisadores e público em geral, por meio da preservação e comunicação do seu acervo.
Visão:
Obter amplo reconhecimento na preservação e divulgação da trajetória histórica e do patrimônio cultural da imigração holandesa em Castrolanda, buscando a manutenção das suas tradições.