- Alto Contraste
- [A+] Aumentar fonte
- [A-] Diminuir fonte
Participante da Programação da 15ª Semana Nacional de Museus, o Centro Cultural Castrolanda apresenta duas novas exposições no mês de maio
A Semana é uma temporada cultural coordenada pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM) que acontece todo ano em comemoração ao Dia Internacional dos Museus (18 de maio) e tem por objetivos promover, divulgar e valorizar os museus brasileiros; aumentar o público visitante e intensificar a relação dos museus com a sociedade.
Museus do Brasil inteiro participam do evento organizando exposições, oficinas, debates, entre outros, relacionados ao tema proposto para o ano. Para a 15ª edição, o tema definido pelo Conselho Internacional de Museus (ICOM) é “Museus e Histórias Controversas – dizer o indizível em museus”.
“Dizer o indizível vai muito além das histórias postergadas, situações secretas e/ou temas polemizados, o indizível pode ser analisado de uma forma menos complexa, pode ser aquela memória cotidiana, atividades de um grupo, algumas peculiaridades da cultura– porém que passam despercebidas na narrativa histórica” relata a historiadora do Centro Cultural, Samara Lima.
A promoção de novas exposições e a participação do Centro em eventos como este, torna o espaço interessante ao público, apresentando-se como um espaço dinâmico, de interação e de troca de conhecimento, diferenciando do antigo conceito de museu como um espaço exclusivo para guarda de objetos.
Inovando na forma de comunicação com o público, o Centro Cultural apresentará a exposição online intitulada “Histórias internas: contos internos sobre os imigrantes holandeses em Castrolanda” que tem como objetivo explorar histórias cotidianas dos imigrantes holandeses. Esta exposição abrirá ao público no dia 15 de maio e poderá ser acessada gratuitamente no site www.centroculturalcastrolanda.com.br.
No espaço físico do Centro Cultural a exposição “A ação feminina no contexto colonial cooperativo”, aborda o papel das mulheres na colonização da Castrolanda, ressaltando a importância do trabalho delas para o desenvolvimento social e cultural, não apenas da Castrolanda, como também de diversas regiões do município de Castro. Esta exposição será aberta ao público no dia 19 de maio, a partir das 13h e poderá ser conferida de sexta a domingo e feriados, das 13h às 18h. A venda de ingressos será encerrada as 17h.