- Alto Contraste
- [A+] Aumentar fonte
- [A-] Diminuir fonte
O Centro Cultural Castrolanda (CCC) inaugurou na manhã desta terça-feira (30) duas novas exposições. A primeira, chamada de "Castrolanda: sete décadas de cooperativismo", localizada no segundo andar do Memorial da Imigração Holandesa (Moinho), foi uma forma de homenagear a Cooperativa Castrolanda pelos seus 70 anos e contar um pouco da sua história ao longo de todo esse tempo.
O espaço foi reformulado e investe em tecnologia com telas interativas, acervo digital e aparatos tecnológicos para contar de forma ainda mais detalhada a história do cooperativismo em Castrolanda. A reformulação contou com o apoio da Cooperativa Castrolanda, uma das apoiadoras do CCC. “Esta reestruturação é uma forma de manter vivo na memória aquilo que os pioneiros fizeram pela cooperativa e por toda a comunidade, mostrando para as pessoas a importância do cooperativismo”, destaca o presidente da Castrolanda, Willem Berend Bouwman.
A segunda exposição, chamada de "Memória Escolar de Castrolanda", está no Museu Histórico de Castrolanda e mostra a história da educação dentro da Colônia Castrolanda. “A educação é um dos pilares da Colônia Castrolanda, junto com a fé e o cooperativismo. Em anos anteriores tivemos exposições retratando os demais pilares, agora chegou a hora de mostrarmos a educação”, explica Rafael Rabbers, gerente do CCC.
Rabbers também fala sobre a escolha da data para a inauguração das exposições. “Para nós, o dia 30 de novembro é muito simbólico, visto que marca o aniversário da Colônia Castrolanda. Em 1951, os primeiros imigrantes iniciaram a construção desse sonho e que todos os descendentes buscam dar continuidade. É uma honra poder inaugurar em uma data tão simbólica novas exposições que contam o esforço e a luta dos nossos pioneiros”.
As exposições podem ser visitadas de sexta a domingo, das 13h às 18h, no Centro Cultural Castrolanda localizado na Colônia Castrolanda. A entrada custa R$ 15 a inteira e dá acesso ao Memorial da Imigração Holandesa e ao Museu Histórico de Castrolanda. Na sexta-feira, a entrada é gratuita para moradores de Castro.