- Alto Contraste
- [A+] Aumentar fonte
- [A-] Diminuir fonte
CCC oferece parceria às escolas como forma de oportunizar conhecimento aos alunos em tempos de pandemia.
Aproximar-se, mesmo em tempos de distanciamento social. Esse é o objetivo do projeto “Um meio de se conectar” promovida pelo Centro Cultural Castrolanda (CCC). A atividade prevê a elaboração de vídeos por professores de escolas públicas e privadas sobre assuntos de diversas áreas do conhecimento e pelos colaboradores do CCC que complementarão os assuntos abordados pelos mestres.
Para a historiadora do CCC, Samara H. Lima, a atividade é uma forma de acessibilidade à informação. “Ter essa oportunidade de abrir nosso espaço e nossa equipe para essa ação dá a chance de dialogar, mesmo remotamente, de uma forma inovadora e pessoal com cada um que assistir e participar dessa parceria. Além de ser um aprendizado para toda a equipe, onde colaboradores e estagiários estarão engajados na construção deste projeto”, diz.
Já a pedagoga do CCC, Leticia Pacheco Wendler, destaca a necessidade de adaptação das atividades para que as pessoas tenham acesso ao museu, mesmo em tempo de pandemia. “Desenvolvemos estas ações em parceria com os professores para que a educação museal continue sendo acessada por aqueles que desejarem, incluindo diferentes assuntos e abordagens sobre História, Geografia, Língua Portuguesa, Arte e até mesmo Matemática”.
O Centro Cultural Castrolanda está fechado ao público desde a última quinzena de março. Segundo o gerente geral, Rafael Rabbers, a ação educativa foi a forma encontrada para manutenção dos trabalhos mesmo sem receber visitantes. “Em maio, durante a Semana dos Museus, que neste ano seria comemorada nesta semana (de 18 a 24 de maio), sempre inauguramos uma nova exposição, mas, em virtude do momento que atravessamos, tivemos que repensar como celebraríamos essa data”, explica Rabbers.
Fundado em 2016, o Centro Cultural reúne o Memorial da Imigração Holandesa (o Moinho de Castrolanda) e o Museu Histórico de Castrolanda e tem por objetivo manter viva a história e a cultura da imigração holandesa em Castrolanda. Localizado em Castro, o espaço com frequência recebe turistas, pesquisadores, professores e estudantes que buscam conhecer um pouco mais sobre o assunto.
Segundo Rabbers, esse foi dos motivos que levou a escolha pela parceria com os estabelecimentos de ensino. “Acredito que podemos ajudar na formação dos estudantes, por meio dos nossos profissionais e do nosso acervo. Desde nossa fundação, sempre tivemos uma excelente relação com os estabelecimentos de ensino de Castro. Espero que possamos novamente realizar uma parceria para levar conhecimento e cultura para os alunos, em tempos tão difíceis”, conclui.