- Alto Contraste
- [A+] Aumentar fonte
- [A-] Diminuir fonte
Promovido pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM), o Fórum Nacional de Museus é um evento bienal, de abrangência nacional, com o objetivo de refletir, avaliar e delinear diretrizes para a Política Nacional de Museus (PNM) e consolidar as bases para a implantação de um modelo de gestão integrada dos museus brasileiros, representado pelo sistema Brasileiro de Museus (SBM).
Constitui-se como um espaço fundamental para intercâmbio de experiências entre comunidade museológica, sociedade civil, instituições de ensino superior, museus e órgãos de gestão museológica federais, estaduais e municipais.
Cada edição do FNM acontece em uma cidade diferente, selecionada ao término da edição anterior, a 7ª edição do evento será sediada pelo município de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. O tema do evento também varia conforme a edição, sendo que para 2017 o tema é “Recomendações Unesco 2015 para a Proteção e Promoção do Patrimônio Museológico e Coleções”.
A partir daí os trabalhos devem refletir sobre perspectivas e caminhos a serem trilhados pelos museus no Brasil tendo em vista as Recomendações da Unesco – consideradas “um pilar das políticas públicas de museus para as próximas décadas”.
Além de palestras, oficinas, grupos de trabalho, debates, entre outras atividades, o evento conta com um espaço chamado “Comunicações Coordenadas” no qual são apresentados diversos trabalhos. No total, foram selecionados 18 trabalhos na modalidade Apresentação Oral e 30 trabalhos na modalidade Pôster.
O Centro Cultural Castrolanda inscreveu, na categoria Pôster, um trabalho sobre a importância da comunicação no processo de compreensão da comunidade a respeito das funções do centro, mas foi selecionado e promovido a apresentação oral, sendo apresentado ao público em dia e horário específico, em um tempo de 10 minutos, com 20 minutos para perguntas.