- Alto Contraste
- [A+] Aumentar fonte
- [A-] Diminuir fonte
Segundo o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), o Fórum Nacional de Museus tem por objetivo refletir, avaliar e delinear diretrizes para a Política Nacional de Museus (PNM), além de consolidar as bases para a implantação de um modelo de gestão integrada dos museus brasileiros, representado pelo Sistema Brasileiro de Museus (SBM).
Constitui-se como um espaço fundamental para intercâmbio de experiências entre comunidade museológica, sociedade civil, instituições de ensino superior, museus e órgãos de gestão museológica federais, estaduais e municipais.
Palestras, oficinas, grupos de trabalho, debates, entre outras atividades, compõem a programação.
Para o evento de 2017, foram inscritos 137 trabalhos de todo o Brasil, dos quais 18 foram selecionados para a modalidade "Apresentação Oral" e 30 para a modalidade "Pôster".
Conforme o edital, as apresentações orais serão feitas em blocos de três trabalhos – com 10 minutos para cada participante e 20 minutos de debate ao final.
Já os pôsteres ficarão acessíveis ao público em área expositiva própria durante todo o evento, como ocorre a cada edição do FNM.
A sétima edição do Fórum Nacional de Museus, organizada pelo Ibram, terá três conferências com convidados estrangeiros, nove painéis, oito minicursos, além de grupos de trabalhos e programação cultural. As inscrições e programação completa estarão disponíveis nos próximos dias.
Sob o tema Recomendações Unesco 2015 para a Proteção e Promoção do Patrimônio Museológico e Coleções, os trabalhos devem refletir sobre perspectivas e caminhos a serem trilhados pelos museus no Brasil tendo em vista as Recomendações da Unesco – aprovadas a partir de iniciativa brasileira e consideradas “um pilar das políticas públicas de museus para as próximas décadas”.
Em breve, mais informações sobre o trabalho aprovado.