Colabore com o Centro Cultural Castrolanda
Saiba Como

Grupo Folclórico é homenageado em exposição do CCC

O Centro Cultural Castrolanda (CCC) inaugura neste sábado (23) a nova exposição permanente do primeiro andar do Memorial da Imigração Holandesa, o Moinho De Immigrant. O espaço foi revitalizado e recebeu uma nova exposição que conta a história do Grupo Folclórico Holandês de Castrolanda, que neste ano, completa 70 anos.

O objetivo da reestruturação é inserir novos elementos de tecnologia, como a adoção de um totem digital, que, além de aumentar a interatividade, permitiu disponibilizar mais informações. “Conseguimos aprofundar a história do Grupo Folclórico com a elaboração de uma linha do tempo mais completa do que a que existia antes, além de disponibilizar mais conteúdos sobre o folclore na colônia, na Holanda e em outras colônias holandesas no Brasil”, explica o historiador do CCC, André Kugler Zan.

Nesse andar, além do totem interativo, há três espaços com móveis apresentando os trajes do grupo folclórico, tamancos e um painel com tulipas, símbolo da cultura holandesa. Outra novidade interativa será um totem fotográfico, onde os turistas poderão tirar fotos juntamente com personagens com trajes típicos, a pessoa poderá levar a foto como recordação, além de recebê-la em forma digital para divulgar nas suas redes sociais.

O gerente do CCC, Rafael Rabbers, explica que o primeiro andar já era dedicado ao Grupo Folclórico, no entanto, o objetivo era revitalizar a exposição e inserir novos elementos tecnológicos que permitiriam a interação com o público. No final de 2022, o projeto “O Folclore Neerlandês em Castrolanda: a arte de dançar sobre tamancos de madeira” foi selecionado pela embaixada neerlandesa no Brasil e recebeu recursos que permitiram a revitalização.

Rabbers conta que uma das exigências do edital de seleção era a parceria com uma entidade holandesa. Para tanto, o CCC firmou parceria com o Internationaal Klompen Museum (Museu Internacional do Sapato de Madeira) que é dedicado em contar a história dos sapatos de madeira, uma das principais peças do vestuário do GFHC. Durante a revitalização, o museu holandês auxiliou fornecendo informações e fontes de pesquisa sobre a produção e o uso de tamancos, o seu significado e a diversidade de tipos existentes.

GFHC

O Grupo Folclórico Holandês de Castrolanda é um dos principais símbolos da cultura holandesa em Castrolanda. Criado em 1953, por iniciativa da professora de Educação Física, Thillij Kleinschmidt, inicialmente era chamado de "Grupo Holandês em Tamancos". O objetivo era manter viva a cultura e as tradições holandesas em Castrolanda. Neste ano, o GFHC completa 70 anos com apresentações em diversas cidades, não só do Paraná, mas também em outros estados como Santa Catarina, Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília


Patrocinadores 2018