- Alto Contraste
- [A+] Aumentar fonte
- [A-] Diminuir fonte
Para comemorar a Semana Nacional de Museus, o Centro Cultural Castrolanda (CCC) abre, nesta sexta-feira (17), uma nova exposição temporária sobre o Zeskamp, tradicional evento que promove o encontro e a confraternização entre as seis colônias da imigração holandesa no Brasil. A exposição estará aberta ao público até novembro.
A Semana Nacional de Museus é promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), sempre na semana do dia 18 de maio, data que é comemorado o Dia Internacional dos Museus. Nesta data, diversos centros de memória e museus de todo o país organizam exposições e ações culturais. Em 2019, o tema da semana é “Museus como Núcleos Culturais: o Futuro das Tradições”.
Segundo a historiadora do CCC, Samara Lima, partindo desta temática a equipe do Centro Cultural desenvolveu uma exposição lúdica com foco em expor uma das tradições dos imigrantes holandeses no Brasil: a Olimpíada Intercolonial das Comunidades Holandesas - Zeskamp.
Ela explica que a exposição será lúdica, pois será composta por pequenas brincadeiras voltadas para o público infantil. A exposição é aberta ao público e acontecerá no Museu da Imigração Holandesa que integra o Centro Cultural Castrolanda, em Castro, das 13h às 18h, nas sextas, sábados e domingos. O valor do ingresso para acesso ao Museu é de 15 reais, sendo 7,50 a meia entrada.
Além da exposição, o CCC também realizará uma mini gincana com provas que já foram realizadas em edições anteriores do Zeskamp. Inicialmente, o evento estava agendado para o sábado (18), mas devido às mudanças climáticas o evento foi reagendado para o dia 26. A ação educativa é gratuita e acontecerá no CCC.
Zeskamp
A Olimpíada Intercolonial das Comunidades Holandesas, o Zeskamp, reúne anualmente as colônias de Holambra I (SP), Holambra II (SP), Castrolanda, Carambeí, Arapoti e Não-Me-Toque (RS). O evento é de extrema importância para a preservação da cultura holandesa no Brasil, além de promover a confraternização, integração e competição entre os membros das colônias.
A primeira edição do Zeskamp Brasil foi realizado em 1976, sendo que no início era um evento de apenas dois dias, no primeiro era realizada a recepção dos participantes e no segundo a grande gincana. Atualmente, a competição é composta de quatro dias, desta forma, nos três primeiros são realizadas modalidades esportivas e no sábado a gincana. Uma das características do Zeskamp é que somente imigrantes, descendentes e pessoas que possuem algum vínculo com a comunidade podem participar.
Serviço:
Evento: Abertura Exposição Zeskamp
Data: Sexta, 17 de maio
Horário: Das 13h às 18h
Ingresso: R$ 15 (inteira) e R$ 7,50 (meia)
Evento: Ação Educativa Zeskamp
Data: 26 de maio
Horário: Das 13h às 18h
Ingresso: Gratuito
*Os dois eventos serão realizados no Centro Cultural Castrolanda (Rua do Moinho, 244, Colônia Castrolanda, Castro-PR)