Colabore com o Centro Cultural Castrolanda
Saiba Como

Oranjefeest reúne mais de duas mil pessoas em Castrolanda

O final de semana foi de muita festa na Colônia Castrolanda, em Castro. No sábado (30), foi realizada a 21ª Oranjefeest, em comemoração ao dia do Rei dos Países Baixos. O evento reuniu mais de duas mil pessoas que puderam conhecer um pouco mais da cultura holandesa, assistir a apresentações artísticas e culturais e fazer compras na feira livre.

 

O Koningsdag (Dia do Rei) é feriado na Holanda em comemoração ao aniversário do Rei dos Países Baixos, Willem-Alexander. Anualmente, a comunidade de Castrolanda, Colônia formada por imigrantes holandeses, realiza a Oranjefeest como uma forma de manter viva a cultura holandesa dentro da Colônia.

 

Durante a festa, as pessoas usam roupas alaranjadas, a cor que representa a casa real holandesa. A Rua do Moinho é tomada por barracas que vendem os mais variados produtos e conta com diversas apresentações artísticas e culturais.

 

Neste ano, a Oranjefeest contou com a apresentação da Fanfarra da Escola Evangélica da Comunidade de Castrolanda, o Grupo Folclórico Holandês de Castrolanda (GFHC), o Grupo Folclórico Infantil, o Boerenkoor - coral de fazendeiros, o Grupo Folclórico Alemão Centro Cultural Neu Heimat de Jaraguá do Sul, o grupo Kokorozashi de Taiko, apresentação de cítara com Lúcia Menarim, entre outros.

 

Cultura Holandesa

 

Além dos eventos, a cultura holandesa também está presente em Castrolanda no Memorial da Imigração Holandesa (Moinho de Immigrant) e no Museu Histórico de Castrolanda que estão abertos para visitação do público de sexta a domingo e feriados, das 13h às 18h. Grupos com mais de 10 pessoas também podem agendar horários especiais para visitação.

 


Patrocinadores 2018