- Alto Contraste
- [A+] Aumentar fonte
- [A-] Diminuir fonte
Na manhã dos dias 11 e 12 de setembro o Centro Cultural Castrolanda realizou a palestra “Preservar para conhecer: ações em museus para identificação, registro e promoção da memória” para estudantes do Ensino Médio em Castro.
No dia 11 de setembro 70 estudantes das turmas de Segundo Ano do Colégio Antônio e Marcos Cavanis participaram da atividade. No dia 12 de setembro foi a vez das turmas do Terceiro Ano do Ensino Médio do Colégio Estadual Amanda Carneiro de Mello.
O museólogo João Paulo Corrêa e o historiador Maurício da Silva Selau abordaram o conceito de museus na legislação brasileira e as funções básicas dos museus que são a salvaguarda, pesquisa e comunicação. Explicaram como estas funções são realizadas dentro das instituições museológicas articulando as atividades que contribuem para a preservação, conservação, identificação, registro e promoção da memória.
Nas duas escolas os estudantes interagiram com bom número de perguntas oportunizando um diálogo relevante sobre museus e memória, preservação do patrimônio cultural e a sustentabilidade das instituições museológicas.
Esta palestra faz parte das ações de formação de plateia e democratização do acesso aos produtos do Plano Anual de Atividades 2018 do Centro Cultural Castrolanda, aprovado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura. Segundo Rafael Rabbers, gerente do Centro Cultural, estas atividades “fazem parte das contrapartidas sociais que os proponentes devem oferecer ao aprovar um projeto na Lei de Incentivo”.
O Plano Anual de Atividades 2018 é uma realização da Associação dos Moradores de Castrolanda, Castrolanda Cooperativa Agroindustrial e Ministério da Cultura, com recursos da Lei Rouanet de Incentivo à Cultura, PRONAC 177531, apoiado pelas empresas Fertipar, Tetra Pak, Copel Paraná, Nutron, Arysta, Alltech, BRDE e Ihara.
Palestra no Colégio Cavanis Palestra no Colégio Amanda
Palestra no Colégio Amanda