Hoje é aniversário do Rei Willem-Alexander, da Holanda.
Para celebrar, é realizada na Holanda inteira uma festa chamada de "Koning's dag" (Dia do Rei). Este ano, o rei está completando 50 anos. Idade que tem um significado especial para os holandeses, e acompanha uma tradição interessante, o boneco Abraham.
Diversas fontes relatam que a tradição tem origem bíblica, baseada no evangelho de João (8:57), que conta a história de uma mulher que cometeu adultério. Jesus é perguntado o que deve ser feito com a mulher, porque a lei exige que eles sejam apedrejadas. Jesus diz que aquele que estiver sem pecado deve atirar a primeira pedra. Ninguém faz. Jesus diz: "Abraão, pai de vocês, regozijou-se porque veria o meu dia; ele o viu e alegrou-se." Os ouvintes são surpreendidos: "Você ainda não tem cinquenta anos, e viu Abraão?"
Diz-se também que uma pessoa com 50 anos devem ter a mesma sabedoria e dignidade como Abraão. Abraão (inicialmente conhecida como Abrão) foi casada com Sarai. Eles não podiam ter filhos. Após uma mensagem de Deus, ele mudou seu nome para Abraão e Sara. Em seguida, eles podiam ter filhos. Abraão é considerado o pai de muitas nações.
Nesta data tão importante, Willem-Alexander convidou 150 pessoas do país todo, que também completam 50 anos em 27/04, para um jantar no Palácio Real de Amsterdam. Após o jantar, o palácio ficará aberto ao público durante 50 horas, com uma programação especial. Ingressos para a visita ao palácio podem ser adquiridos gratuitamente via site do Palácio Real.
Felicitações ao rei também podem ser enviadas através do site: https://www.koninklijkhuis.nl/actueel/felicitaties/50e-verjaardag-koning-willem-alexander