Precisa de um espaço para seu próximo evento?

Consultores da Viés dialogam com moradores de Castrolanda

Na noite do dia 03 de abril, os profissionais da empresa Viés Cultural – Museologia e Patrimônio, fizeram uma apresentação para a comunidade de Castrolanda, sobre alguns temas relacionados ao Centro Cultural Castrolanda. A Viés Cultural presta consultoria à equipe do Centro Cultural, oferecendo suporte para o desenvolvimento do centro, de acordo com as exigências do Ministério da Cultura. O Centro Cultural surgui para institucionalizar os espaços de guarda de memória da Castrolanda (moinho e museu), provocando mudanças percebidas mas não compreendidas pela comunidade. O encontro veio para esclarecer aos presentes o que é um museu, o que é e como é um plano museológico (que está em processo de elaboração em parceria com a Viés) e qual a política de acervos que está sendo adotada e por quê. Foi um momento bastante produtivo, no qual os presentes puderam esclarecer dúvidas, principalmente no que se refere a o que representa um acervo e sobre as práticas que começam a ser adotadas no Centro Cultural. Acreditamos que s presentes possam transmitir o conhecimento adquirido no evento para os demais, e esperamos que a comunidade se torne cada vez mais envolvida com o Centro Cultural Castrolanda, afinal, é também por ela e para ela que o Centro Cultural Castrolanda existe.                                                                                         

Leia +

Colaboradores do Parque Histórico de Carambeí visitam o Centro Cultural

Recebemos esta semana a visita da equipe técnica do Parque Histórico de Carambeí.Foi um momento de troca de experiências e conhecimento, além de uma oportunidade de estreitar laços e formar parcerias.Além de uma pequena reunião com os membros da equipe do Centro Cultural, os visitantes passearam pelas exposições do Museu Histórico e se aventuraram nos quatro andares do Moinho.              

Leia +

Centro Cultural Castrolanda receberá 600 alunos gratuitamente por ano

Projeto “Castrolanda: conheça nossa história” pretende oportunizar a visita, sem custos, de alunos da rede pública de educação de Castro. Aproximadamente 600 alunos da rede municipal de ensino de Castro, por ano, poderão visitar gratuitamente o Centro Cultural Castrolanda. O projeto que prevê esta gratuidade, denominado de “Castrolanda: Conheça nossa história”, foi apresentado pelo gerente geral do Centro, Rafael Rabbers, para a Secretária Municipal de Educação, Rejane Nocera. Segundo Rabbers, o projeto é de extrema importância e visa apresentar para os estudantes a história da comunidade. “O Centro Cultural é um espaço rico em informações e conhecimento sobre a construção da Colônia Castrolanda e a imigração holandesa em Castro. As visitas também são acompanhadas por monitores do Centro que apresentam os temas da exposição e promovem reflexões com estudantes sobre os objetos expostos. Também estão disponíveis para tirar dúvidas dos visitantes”, afirma. Uma das condições para participar do projeto é que os alunos beneficiários estejam estudando ou já tenham estudado sobre a imigração em Castro. “É importante que haja essa relação com os conteúdos trabalhados em aula, pois facilita a compreensão dos estudantes e proporciona uma experiência diferente, onde eles têm um contato na prática, com aquilo que eles conheceram na teoria”, explica. A Secretária de Educação de Castro, Rejane Nocera, enalteceu o projeto e afirmou que será uma grande experiência para os alunos, em especial para os do terceiro ano. “É uma ferramenta a mais para auxiliar na formação e transmitir conhecimento para os estudantes. Nas terceiras séries do

Leia +

Grupo de uruguaios visita o Centro Cultural

No dia 23 de março, recebemos um grupo de turistas do Uruguai, que veio à Castrolanda para uma visita técnica.Foram 11 homens que, entre visitas à propriedades rurais e cooperativa, reservaram um tempo para conhecer o Centro Cultural e se encantaram com o tamanho do moinho e a beleza do museu. As vacas foram as estrelas da visita, e os tamancos também fizeram bastante sucesso. Foi uma visita bastante agradável, que complementou o conhecimento do grupo sobre a imigração holandesa em Castro.  O realejo também foi bastante aplaudido:

Leia +

Promoção \\

No dia 19 de março, Castro completa 313 anos de existência. Para celebrar esta data tão especial, o presente é por nossa conta! Nada como um belo “par” de meia!! Essa foi a brincadeira lançada nas redes sociais para dizer que neste dia todo visitante paga meia-entrada. Não fique fora dessa, traga sua família e conheça um dos maiores moinhos de vento do mundo!!  Promoção válida somente para o dia 19 de março de 2017. Horários: Das 13h às 18h. Venda de ingressos até as 17h.Tarifa: R$ 6,00 (única)Crianças até 7 anos e portadores de deficiência não pagam.

Leia +

Centro Cultural Castrolanda faz pausa na recepção de acervo

Com a elaboração do Plano Museológico, o Centro Cultural precisa instituir uma Comissão de Acervo, que irá decidir sobre o recebimento e descarte de acervos. Até que esta comissão seja instituida, não estaremos aceitando peças para doação ou empréstimo. Por enquanto, estaremos trabalhando com o acervo já adquirido, na sua catalogação, higienização, conservação e guarda. Uma reunião será realizada com a comunidade de Castrolanda, em data a ser definida, para esclarecer quaisquer dúvidas e explicar um pouco sobre o Plano Museológico. Àqueles que tem interesse em doar ou emprestar uma peça ao museu, no período em que a Comissão é instituída, será entregue um documento de Intenção de Doação. Serão coletadas informações sobre o doador e a peça (registro fotográfico, histórico, origem), para que em momento oportuno, sejam analisados pela Comissão de Acervo, que definirá a relevância da peça para compor o acervo do Centro Cultural Castrolanda. Os interessados em apresentar a intenção de doação poderão entrar em contato com os colaboradores do Centro Cultural Castrolanda, através do telefone: 42-3234-1286 (Samara ou Margje) ou e-mail ccccasa@hotmail.com (Samara Lima).

Leia +

Começa o desenvolvimento do Plano Museológico do Centro Cultural

Depois de merecidas férias, aconteceu hoje a primeira reunião do ano com a equipe da Viés Cultural – Museologia e Patrimônio para construir o Plano Museológico do Centro Cultural. O plano museológico (Lei Federal 11.904/2009) é um documento de gestão que prevê a estruturação administrativa e técnica do Centro Cultural Castrolanda. Ao longo do ano, serão discutidos diversos tópicos relacionados ao plano, como diagnóstico, missão, visão, programas, entre outros. Acompanhe o processo de elaboração do Plano através do site!

Leia +

Vem aí… Oranjefeest

O Oranjefeest é uma festividade holandesa em homenagem à família real, em que se comemora no mês de abril o “Dia da Rainha”, data marcada pelo aniversário da Princesa Juliana, rainha da Holanda até a década de 1980.  Em 2013, a rainha Beatrix passou o trono para seu filho Willem-Alexander, sendo que a partir de então, o “Dia da Rainha” passou a ser o “Dia do Rei”. Em Castrolanda o “Dia da Rainha” foi instituído oficialmente no ano de 2000. A festa é realizada ao ar livre, durante o dia todo na Rua do Moinho, em frente ao Memorial da Imigração Holandesa. O evento oferece muitas barraquinhas com atividades semelhantes as que se fazem na Holanda, como artesanato, comidas típicas, venda de roupas, brinquedos e plantas. Também há apresentação de grupos folclóricos e corais. Participam alunos da Escola Evangélica, entidades beneficentes, profissionais autônomos e empresas da região, além da comunidade em geral.

Leia +