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[Ação Educativa] Traga seus filhos para passarem UMA NOITE NA HOLANDA

Uma noite para ficar na História! Seus filhos são nossos convidados para participarem de “Uma Noite na Holanda”.Para celebrar o Dia da Saudade e o Dia Nacional da História em Quadrinhos, preparamos uma atividade diferente. As crianças passarão a noite no Moinho!!Além de conhecer um pouquinho da cultura holandesa, degustando panquecas e café da manhã típico, os pequenos aprenderão a montar histórias em quadrinhos, na qual poderão descrever as aventuras vivenciadas.Para isso, contaremos com a ajuda da ilustradora Melissa Garabeli e do roteirista Phellip Wilian, que estarão orientando as crianças sobre a elaboração de HQs e vendendo seu livro “Saudade”. O que levar:Kit Cama:– Colchão– Roupa de Cama– Travesseiro– Pelúcia Favorita Kit Higiene:– Escova de Dentes– Pasta de Dentes– Fio Dental– Escova de Cabelo– Toalha de Rosto Kit Vestuário:– Pijama– Pantufas, chinelo ou crocs– Roupa para o dia seguinte Pedimos que as crianças já venham de banho tomado, pois não contamos com estrutura de chuveiros para atender a todos. Programação:19h – 19h30: Recepção das Crianças19h30 – 20h: Arrumar o espaço para dormir/Conhecer o Memorial20h – 21h: Delicioso lanche com panquecas . As crianças poderão montar e enfeitar seus pratos.21h – 22h: Passeio pela Cooperativa Castrolanda 22h30 – 23h50: Pipocas de história – Filme sobre o tema saudade24h: Luzes apagadas (hora de dormir) 09/02/2019 – Sábado08h: Despertar – Hora da higiene9h: Café da Manhã à moda holandesa.10h: “Jip e Janneke” Personagens holandeses infantis e  história em quadrinhos, monitoradas com os escritores MELISSA e PHELIP.12h: Encerramento e venda do livro “Saudade” Sobre o livro “Saudade”“Saudade é uma história sobre

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[Notícias] Palestra Museus e Educação: O papel das instituições na valorização da memória

Já está disponível em nosso canal a gravaão da palestra “Museus e Educação: o papel das instituições culturais na valorização da memória”. O evento foi realizado na tarde do dia 22 de agosto para 68 educadores da rede municipal de ensino de Castro, no auditório da Secretaria Municipal de Educação. O museólogo João Paulo Corrêa e o historiador Maurício da Silva Selau abordaram o conceito de museus na legislação brasileira e as funções básicas dos museus que são a salvaguarda, pesquisa e comunicação. Explicaram como estas funções são realizadas dentro das instituições museológicas articulando as atividades que contribuem para a preservação, conservação, identificação, registro e promoção da memória. Clique aqui para assistir: https://www.youtube.com/watch?v=Ayy6FNYzVzs

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[Viagem] Checklist para viagens com crianças

Viajar com crianças requer uma atenção maior, principalmente na hora de arrumar as malas. Por isso, fizemos um checklist com alguns itens importantes para levar para a criançada nas viagens: •          Cópias autenticadas de documentos. Importante ter em mãos cópias de documentos; •          Farmacinha: remédios; •          Sacos plásticos; •          Lenços umedecidos; •          Fraldas descartáveis; •          Garrafinha de água; •          Álcool em gel; •          Itens de higiene diversos; •          Repelente; •          Protetor Solar; •          Roupas extras; •          Distrações (tablets, jogos). Não esqueça de levar seus filhos para conhecer o Centro Cultural Castrolanda!

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[Cultura] Veja um pouco da palestra Preservar para Conhecer

O Centro Cultural Castrolanda está realizando, em 2018, palestras nas escolas do município de Castro, conforme proposta de democratização de acesso e formação de plateia prevista no Plano Anual de Atividades 2018 do Centro Cultural Castrolanda, aprovado pelo Ministério da Cultura. O Colégio Estadual Major Vespasiano Carneiro de Mello foi uma das escolas que recebeu a palestra, com o tema “Preservar para conhecer”, ações em museus para identificação, registro e promoção da memória. Confira no link um trecho da palestra: https://youtu.be/t3w0A9JtL_E

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[Cultura] Saiba mais sobre a festa de São Martinho (Sint Maarten)

OrigensNascido por volta de 316 numa família pagã, Martinho era filho de um oficial do exército romano que atuava na Panônia, hoje Hungria. Quando entrou na adolescência, começou a frequentar uma igreja cristã por mera curiosidade. Porém, começou a gostar muito do convívio com os cristãos e da doutrina de Cristo. Isso preocupou seu pai. Cavaleiro do exército imperialSeu pai quis afastá-lo do cristianismo. Por isso, sendo Martinho ainda adolescente, seu pai o fez ingressar na cavalaria do exército imperial. O plano, porém, não deu certo, pois, mesmo sendo da cavalaria, Martinho continuava frequentando a Igreja e praticando a caridade. Encontro com Cristo na FrançaPerto de completar vinte anos, Martinho foi designado para a cavalaria da Gália, hoje França. Lá, foi abordado por um mendigo que tremia de frio. O homem pediu esmola a Martinho. Não tendo dinheiro no momento, Martinho cortou seu manto ao meio e deu metade ao pobre. À noite, Jesus lhe apareceu num sonho. O Mestre estava usando a metade do manto que Martinho tinha dado ao pedinte e agradeceu por ter sido aquecido. Depois disso, Martinho deixou o exército para se dedicar à fé. Vida de mongeCom apenas vinte e dois anos, Martinho estava batizado. Dedicou-se à oração e à vida solitária, sendo orientado pelo bispo Hilário de Poitiers, que se tornou santo. Mais tarde, este mesmo bispo ordenou-o diácono. Tempos depois, quando o mesmo bispo retornou de um exílio, no ano 360, fez uma doação a Martinho: um terreno que ficava a doze quilômetros

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[Viagem] 10 lugares para conhecer em Castro – PR

1 – Centro Cultural Castrolanda Inaugurado em 2016, possui dois espaços de memória que proporcionam a visita guiada: Memorial da Imigração Holandesa e Museu Histórico de Castrolanda. O Memorial da Imigração Holandesa, ou Moinho “De Immigrant”, foi construído em 2001 pelo engenheiro holandês Jan Heijdra, celebrando o cinquentenário da imigração holandesa em Castro. O moinho possui 37 metros de altura, do chão à ponta da pá, sendo o mesmo uma réplica em tamanho original do moinho “Woldzigt”, situado na província de Drenthe (norte da Holanda), região de origem de grande parte dos imigrantes. O Museu Histórico de Castrolanda foi inaugurado em novembro de 2016 possui uma arquitetura que representa um “Boerderij” estilo de casas de fazenda típicas da região norte da Holanda, unindo residência e estábulo. A área externa do Museu também faz parte da construção histórica do espaço. O jardim, com seu paisagismo, seguiu a ideologia de jardins rurais holandeses, atendendo as necessidades da família e dos animais, com a construção de hortas, pomar e poço, garantindo assim a subsistência da casa.

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[Viagem] 7 Museus em Amsterdam que você não pode deixar de visitar!

1. Rijksmuseum O museu abriu suas portas em 1800, sob o nome de “Museu Nacional de Artes” (Nationale Kunstgalerij). É o maior e mais antigo museu de arte e história de Amsterdam e abriga algumas das mais requintadas obras-primas, como “A Ronda Noturna”, de Rembrandt.  A partir de julho de 2019, o público poderá acompanhar todo o processo de restauro da obra ao vivo e online. Antes do início da restauração, “A Ronda Noturna” será a peça central da exibição do Rijksmuseum de toda a sua coleção de mais de 400 obras de Rembrandt em uma exposição para marcar o 350º aniversário da abertura da morte do artista em 15 de fevereiro de 2019. www.rijksmuseum.nl 2. Van Gogh Museum Este museu é mais popular globalmente do que o épico Rijksmuseum. Este edifício contemporâneo de seis andares possui a maior coleção deste artista problemático. Pinturas como Girassol, O Comedor de Batata e O Quarto estão postadas aqui. Fora isso, há coleções de trabalho intrigantes de seus contemporâneos como Monet, Bernard, Ganguin e Toulouse Lautrec. O lugar está sempre lotado, então reserve com antecedência. www.vangoghmuseum.nl 3. Anne Frank Huis Durante a Segunda Guerra Mundial, por dois anos, a casa serviu de escoderijo para Anne Frank e outras pessoas. No dia 3 de maio de 1960, a casa foi aberta como museu e e recebe aproximandamente 1,2 milhões de visitantes por ano. É um lugar bem pequeno, com escadaria estreita e instalações mínimas. O passeio não levará mais que uma ou duas horas. Planeje uma visita durante as horas mais cedo ou mais tarde, para

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[Nostalgia] 24 brincadeiras das crianças de antigamente…

Dessa vez, escolhemos brincadeiras típicas das crianças do Brasil. Algumas, é claro, são universais! Você se lembra de algumas destas brincadeiras? Aproveite a nostalgia e compartilhe seus momentos com seus filhos… garanto que eles vão adorar conhecer as brincadeiras que seus pais faziam… 24. Adoleta: Várias pessoas formam uma roda. Juntam-se as mãos e vão batendo na mão de cada membro conforme vai passando a música. A música é: “Adoleta, le peti petecolá, les café com chocolá. Adoleta. Puxa o rabo do tatu, quem saiu foi tu, puxa o rabo da panela, quem saiu foi ela, puxa o rabo do pneu, quem saiu foi eu.” Bate na mão de sílaba em sílaba, fala uma sílaba e bate na mão do companheiro do lado, fala outra sílaba e o companheiro bate na mão da outra pessoa. Assim por diante. A música vai terminar no “eu”. Quando terminar, a pessoa que recebeu o tapa na mão por último terá que pisar no pé de alguém (cada pessoa do jogo só poderá dar um passo na hora que terminar a música). Se ela conseguir, a pessoa em quem ela pisou é eliminada. Se não conseguir, sai. 23. Alerta: O jogador pega a bola, joga ela pra cima e grita o nome de uma pessoa. A pessoa que teve seu nome citado deve pegar a bola e gritar “Alerta!” Imediatamente, todos devem ficar estátuas. O jogador dá 3 passos e, parado, deverá tentar acertar com a bola na pessoa que tiver mais próxima. Se acertar, a

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[Nostalgia] 10 brincadeiras das crianças de antigamente…

Os tempos mudaram e a forma de brincar também. As crianças passam muito menos tempo interagindo “fisicamente” umas com as outras e mais tempo no mundo virtual. É possível brincar com crianças do mundo inteiro ao mesmo tempo, por meio dos jogos eletrônicos, da mesma forma que é possível que a criança não faça a menor ideia da existência de um vizinho de mesma idade, ou aproximada, com o qual poderia estar se divertindo. Escolas e colônias de férias tentam resgatar o contato face-a-face entre as crianças, promovendo atividades ao ar livre, que envolvam várias crianças desenvolvendo habilidades diferentes. Pensando no Dia das Crianças, resolvemos resgatar 10 brincadeiras que as crianças holandesas costumavam fazer: 1. Koekhappen (morder o bolo) Materiais: fatias de bolo* (não muito macio), barbante e uma venda. Faça um varal para que as fatias de bolo possam ser penduradas. Com pedaços de barbante, pendure as fatias de bolo ao longo do varal, em alturas variadas, porém respeitando a altura que as crianças possam alcançar. De olhos vendados, leve as crianças até o varal para que elas tentem pegar uma fatia de bolo. Vence a criança que conseguir comer o bolo primeiro. *Bolo: Na Holanda existe um bolo chamado de “ontbjitkoek” (bolo de café da manhã). Este bolo contém mel e especiarias (canela, cravo, noz moscada e outras) e é muito consumido no café da manhã. A história do bolo por si só já renderia uma boa postagem! 2. Ezeltje Prik (colocar o rabo no burro) Materiais: uma imagem de

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Terça-feira agitada no Centro Cultural Castrolanda

Hoje (18/09) teve início no Centro Cultural Castrolanda, a atividade proposta para a 12ª Primavera dos Museus. A oficina: “Cultura Sustentável: a confecção de símbolos holandeses com materiais recicláveis” trouxe os alunos do 4º e 5º ano da Escola Evangélica da Comunidade de Castrolanda e os alunos do 4º ano da Escola Municipal José A. Telles para produzirem tamancos com papel machê, tulipas de papel reciclado e moinhos com caixas de leite.       Alunos da E.E.C.C. pintando os moinhos                        Alunos da E.E.C.C. dobrando papel para as tulipas       Aluno da E. E. C. C.                                                         Turma do 4º ano – E. E. C. C.       Alunos da Escola José A. Telles                                      Monitora auxiliando a aluna a fazer o tamanco       Alunos da escola José A. Telles dobrando papel             Alunas da escola José A. Telles se ajudam para fazer moinhos Além da oficina, o Centro Cultural recebeu três grupos para a visita guiada (monitoria), sendo dois grupos enviados pela Cooperativa Castrolanda e um grupo enviado pela Cooptur (Cooperativa Paranaense de Turismo). Durante as atividades, a equipe do programa Plug, da RPC, esteve filmando o Centro Cultural para produzir uma

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