Precisa de um espaço para seu próximo evento?

Evento acontece neste sábado (26), na Colônia Castrolanda, e celebra o “Dia do Rei” dos Países Baixos

Formada por imigrantes holandeses, a Colônia Castrolanda, na cidade de Castro, busca manter viva a cultura e a tradição dos seus fundadores. O Centro Cultural Castrolanda (CCC) é responsável pela manutenção do Museu Histórico de Castrolanda e do Memorial da Imigração Holandesa, que contam a história da Colônia, e pela realização de eventos que remetem à cultura dos Países Baixos. 

Um desses eventos é a Oranjefeest, tradicional festa neerlandesa que celebra o aniversário do Rei dos Países Baixos, Willem-Alexander. Durante a Oranjefeest, a Rua do Moinho, na Castrolanda, se transforma em uma grande feira livre com a venda de artesanato e comidas típicas, além de apresentações culturais, jogos e brincadeiras para toda a família.

Neste ano, a Oranjefeest será realizada no sábado (26), das 10h até às 16h, na Rua do Moinho, na Colônia Castrolanda. O evento conta com o patrocínio da Itaipu Binacional e é gratuito e aberto para toda a população. “Ficamos muito felizes em preservar a história e a cultura holandesa vivas dentro da Colônia Castrolanda. Com isso, também estamos preservando a história dos nossos pais e avós que vieram da Holanda para o Brasil”, explica Rafael Rabbers, gerente do CCC.

Rabbers conta que na Holanda, o dia do Rei é feriado, as pessoas vestem roupas alaranjadas, cor que remete à Família Real Neerlandesa, e vão para as ruas celebrar. Ele conta ainda que o Rei Willem-Alexander visitou a Colônia Castrolanda quando era príncipe. “É um dos principais eventos realizados em Castrolanda e possui um simbolismo muito grande para a nossa comunidade”, diz.

Centro Cultural Castrolanda

O Centro Cultural  Castrolanda é composto por dois prédios típicos holandeses: o Memorial da Imigração Holandesa e o Museu Histórico de Castrolanda. O primeiro é a réplica de um moinho holandês e é considerado um dos maiores moinhos de vento do mundo. Já o segundo é a réplica de um “Boerderij”, uma casa de campo típica holandesa. Os dois espaços são abertos para visitação de sexta a domingo e feriados, das 13h às 18h.