Evento celebra o Dia do Rei dos Países Baixo e ajuda a manter a cultura holandesa viva dentro da Colônia Castrolanda
Mais de 4 mil pessoas visitaram a Oranjefeest, tradicional festa da Colônia Castrolanda que celebra o dia do Rei dos Países Baixos, no último sábado (26). Durante o evento, a Rua do Moinho se transformou em uma grande feira livre com a comercialização de diversos produtos e comidas típicas holandesas. Além disso, o evento foi marcado por apresentações culturais e brincadeiras para toda a família.
A integrante da comissão organizadora, Melanie van der Vinne, explica que o Dia do Rei é um feriado nos Países Baixos, onde as pessoas usam roupas alaranjadas, que representam a cor da coroa neerlandesa, e vão para as ruas celebrar a vida do Rei. Para manter a cultura holandesa viva dentro de Castrolanda, os imigrantes organizam a Oranjefeest. Inicialmente, o evento era um pequeno bazar, mas que, aos poucos, foi crescendo.
Neste ano, o evento chegou a 24ª edição e contou com a presença de mais de 80 expositores, que comercializam os mais variados produtos, desde artesanatos até comidas típicas holandesas. Um dos expositores, Jean Noordegraaf, explica que a sua a família participa da festa desde 2002, antes mesmo dele ter nascido, vendendo a tradicional sopa de ervilhas (erwtensoep).
Entre as atrações culturais, a Oranjefeest contou com a apresentação do Grupo Folclórico Holandês de Castrolanda (GFHC), do Grupo Folclórico Infantil e da fanfarra da Escola Evangélica da Comunidade de Castrolanda (EECC), do Boerenkoor (Coral de Fazendeiros), de alunos da Escola Holandesa PWA, do Grupo Folclórico Ítalo Brasileiro de Santa Felicidade e do Grupo Kokorozashi Taiko.
Neste ano, a Oranjefeest contou com o apoio cultural da Itaipu Binacional. Segundo Melanie, o projeto da festa foi apresentado e selecionado pela empresa. “Ficamos muito felizes em receber o apoio da Itaipu, pois sentimos que estamos sendo valorizados pela empresa e foi de extrema importância para realizarmos o evento”, explica.