Mais de 4 mil pessoas visitam 24ª Oranjefeest
Evento celebra o Dia do Rei dos Países Baixo e ajuda a manter a cultura holandesa viva dentro da Colônia Castrolanda
Mais de 4 mil pessoas visitaram a Oranjefeest, tradicional festa da Colônia Castrolanda que celebra o dia do Rei dos Países Baixos, no último sábado (26). Durante o evento, a Rua do Moinho se transformou em uma grande feira livre com a comercialização de diversos produtos e comidas típicas holandesas. Além disso, o evento foi marcado por apresentações culturais e brincadeiras para toda a família.
24ª Oranjefeest tem programação definida
Evento acontece neste sábado (26) com atrações para toda a família das 10h às 16h.
A 24ª Oranjefeest, tradicional festa da Colônia Castrolanda que celebra o Dia do Rei, acontece neste sábado (26), na Rua do Moinho. A abertura oficial do evento acontece às 10h, com a apresentação da fanfarra da Escola Evangélica da Comunidade de Castrolanda (EECC). Na sequência, às 11h, é a vez dos alunos da Escola Holandesa PWA realizarem a sua apresentação.
Itaipu Binacional patrocina 24ª Oranjefeest
Evento celebra o Dia do Rei dos Países Baixo e ajuda a manter a cultura holandesa viva dentro da Colônia Castrolanda.
Neste sábado (26), das 10h às 16h, acontece a Oranjefeest, na Colônia Castrolanda, tradicional festa holandesa em celebração ao Dia do Rei dos Países Baixos. Neste ano, o evento chega à 24ª edição e conta com o patrocínio da Itaipu Binacional. “A Itaipu está sendo uma importante parceria na realização do evento e, consequentemente, na manutenção da história e da cultura dos imigrantes holandeses”, comemora o gerente do Centro Cultural Castrolanda, Rafael Rabbers.
Centro Cultural Castrolanda promove exposição temporária durante a 24ª Oranjefeest
Exposição retrata os trajes típicos de cada província neerlandesa por meio de 12 quadros pintados por artistas da Colônia Castrolanda.
Os visitantes que participarem da 24ª Oranjefeest poderão conferir uma exposição temporária no salão do Memorial da Imigração Holandesa. A exposição “As províncias holandesas e seus trajes tradicionais” é composta por 12 quadros feitos por pintores descendentes de imigrantes holandeses que formaram a Colônia Castrolanda e que retratam os trajes típicos de cada região da Holanda.
Mais de 80 expositores participam da 24ª Oranjefeest
Evento contará com variedade de produtos e a venda de comidas típicas holandesas. Festa é aberta ao público e gratuita.
No próximo sábado (26), acontece, das 10h às 16h, na Colônia Castrolanda, a Oranjefeest, tradicional festa neerlandesa em celebração ao Dia do Rei dos Países Baixos. Durante o evento, a Rua do Moinho se transforma em uma grande feira livre com a comercialização dos mais diversos produtos, comidas e bebidas.
Oranjefeest recebe apresentação do Grupo Folclórico Holandês de Castrolanda
Evento contará com a apresentação de grupos holandeses, italiano e japonês, além de outras atrações para toda a família.
Apresentar um pouco da cultura holandesa para o público. Este é um dos objetivos do Grupo Folclórico Holandês de Castrolanda (GFHC). Criado em 1953, o Grupo, por meio dos trajes e danças típicas holandesas, leva a cultura dos imigrantes holandeses para cada lugar em que se apresenta, além de manter esta história viva em Castrolanda.
Apresentações culturais são atração da 24ª Oranjefeest
Evento contará com a apresentação de grupos holandeses, italiano e japonês, além de outras atrações para toda a família.
Neste sábado (26), das 10h às 16h, acontece a 24ª edição da Oranjefeest, tradicional festa da Colônia Castrolanda em celebração ao Dia do Rei dos Países Baixos. Neste ano, apresentam-se na festa a Fanfarra da Escola Evangélica da Comunidade de Castrolanda, o Grupo Folclórico Ítalo Brasileiro de Santa Felicidade, o Grupo Kokorozashi Taiko, alunos da Escola Holandesa PWA e o grupo Trip Circo, além do Grupo Folclórico Holandês de Castrolanda e o Grupo Folclórico Infantil de Castrolanda.
Centro Cultural Castrolanda terá “ingresso popular” durante a Oranjefeest
Ingresso para visitar o Museu Histórico e o Memorial da Imigração Holandesa terá desconto neste final de semana.
Quem visitar a Colônia Castrolanda neste final de semana terá um desconto especial para conhecer o Centro Cultural Castrolanda (CCC). O ingresso que dá acesso ao Memorial da Imigração Holandesa e ao Museu Histórico de Castrolanda custará apenas R$ 15, a inteira, e R$ 7,50, a meia entrada, na sexta (25), sábado (26) e domingo (27).
Castrolanda mantém cultura holandesa viva com a realização da Oranjefeest
Evento acontece neste sábado (26), na Colônia Castrolanda, e celebra o “Dia do Rei” dos Países Baixos.
Formada por imigrantes holandeses, a Colônia Castrolanda, na cidade de Castro, busca manter viva a cultura e a tradição dos seus fundadores. O Centro Cultural Castrolanda (CCC) é responsável pela manutenção do Museu Histórico de Castrolanda e do Memorial da Imigração Holandesa, que contam a história da Colônia, e pela realização de eventos que remetem à cultura dos Países Baixos.
História da produção leiteira será contada no Agroleite
Contar um pouco da história da produção leiteira em Castrolanda, este é o objetivo do Centro Cultural Castrolanda (CCC) durante o Agroleite 2024. Em um dos stands da feira, no Castrolanda Expo Center, o CCC exibirá a exposição “Produção leiteira em Castrolanda: vida e tradição”. “A exposição mostra a trajetória da produção leiteira na colônia, passando pela vinda dos imigrantes, o início da produção nos primeiros anos e o avanço que ocorreu com o desenvolvimento da produção e do cuidado com o gado”, explica o historiador do CCC, André Kugler Zan. A exposição itinerante foi inaugurada em 2018, mas que neste ano foi reformulada, com alteração das artes e atualização dos dados. Além da atividade leiteira, a exposição também aborda aspectos culturais e da história da Castrolanda. A colônia foi fundada entre 1951 e 1954, com a imigração planejada de aproximadamente 50 famílias neerlandesas para Castro. Para o gerente do CCC, Rafael Rabbers, a participação no Agroleite é de extrema importância. “O Centro Cultural realiza um importante trabalho de conservação da história e da cultura dos primeiros imigrantes que fundaram a Colônia Castrolanda. Conseguir apresentar um pouco dessa história, em especial da produção leiteira, em uma das maiores feiras da cadeia do leite da América Latina, que atrai visitantes de todo o país e até do exterior, é motivo de muito orgulho e que chancela o trabalho realizado”. Além do stand dentro da feira, o Centro Cultural Castrolanda funcionará durante o Agroleite. O espaço estará aberto para visitação de terça